Indicadores de desempenho: A tecnologia a serviço da gestão empresarial

Indicadores de desempenho: A tecnologia a serviço da gestão empresarial
Publicado em 18/08/2016 - Atualizado em 16/10/2020 | Indicadores de Desempenho

O que deseja a pessoa que abre uma empresa? Sucesso? Visibilidade? Lucratividade? Com certeza, o que todos os empresários almejam é um compilado disso tudo, somado à algumas particularidades que variam de pessoa para pessoa.

Normalmente, a diretoria estabelece as metas junto com os gestores responsáveis por cada unidade ou centro de custo e, posteriormente, cada encarregado faz o monitoramento de tais resultados para se certificar que tudo está caminhando para o objetivo proposto. No entanto, dependendo do porte da empresa e do segmento em que ela atua, fica muito complicado mensurar a evolução de projetos, setores e até mesmo da empresa como um todo, em meio a uma série de dados e informações.

Nesse artigo, vamos abordar como a tecnologia tem apresentado soluções de gestão orçamentária a empresas que desejam um maior controle financeiro, auxiliando-as a estabelecer os indicadores de desempenho. 

 

Indicadores de desempenho

Luciano tem uma equipe com 500 colaboradores e, como gerente geral, ele precisa se certificar que a empresa irá atingir as metas e que todos estão desempenhando suas funções de acordo com que a instituição necessita. No entanto, Luciano percebeu que apesar da equipe ter um grande fluxo de tarefas realizadas, o resultado de tais ações se perdiam em meio à produção.

Os indicadores de desempenho são métricas específicas que o gestor determina para avaliar os resultados da empresa. Tais indicadores devem estar ligados à parte operacional de cada centro de custo, para que, de forma quantitativa, possam atestar a evolução da instituição.

Assim, Luciano precisa estabelecer indicadores de desempenho para o RH, para a área de vendas, para o financeiro, assim como para todos os setores da empresa. Para as vendas, por exemplo, Luciano pode estabelecer qual o produto mais vendido, qual o ponto de venda mais lucrativo, qual a linha de produto com maior demanda e assim por diante. Com métricas especificas, é possível avaliar se tais indicadores estão bons ou ruins e fica mais fácil avaliar o resultado de cada centro de custo. 

 

A tecnologia que otimiza a gestão orçamentária

Luciano, assim como todos os profissionais que trabalham com gestão e controladoria, podem respirar aliviados. Atualmente, existem softwares de gestão orçamentária, que foram desenvolvidos para realizar o planejamento financeiro da empresa de forma muito mais assertiva.

Tais ferramentas possuem funcionalidades para realizar, não só a projeção orçamentária, como também análise de performance, projeção de fluxo de caixa, análise de DRE, planos de ação, entre outros. Há modelos que possuem módulo especifico de indicadores de desempenho, que auxiliam o gestor a acompanhar em tempo real o planejado X realizado e ainda possibilitam o alinhamento dos indicadores com o planejamento estratégico da empresa.

Ainda é possível realizar o planejamento de RH por meio da projeção de folha de pagamento, planejamento de investimentos, projeção de volumes e custos, forecast e uma série de recursos específicos para uma gestão financeira mais otimizada. Há aplicativos de gestão orçamentária que possuem tecnologia de armazenamento na nuvem, que proporcionam mais mobilidade ao gestor.

E se sua preocupação é o investimento em tal ferramenta, não se preocupe. O Plano é um exemplo de aplicativo que funciona por meio de SAAS (Software As A Service) e possui mais de 1.000 funcionalidades que proporcionam muito mais segurança, agilidade e eficácia para realizar o planejamento econômico da sua empresa.

Interessante, não é mesmo? Então pesquise a respeito e tire todas as suas dúvidas. Vale muito a pena investir soluções que trazem excelentes resultados. 

Leia Também

É possível inovar no planejamento orçamentário?

06/10/2020

É possível inovar no planejamento orçamentário?

Para muitos profissionais que não são da área, o planejamento orçamentário pode soar como uma atividade monótona, engessada e repetitiva. Por isso, muitas empresas e decisores parecem não acreditar que criatividade e inovação possam fazer parte desta tarefa de elaborar o orçamento empresarial. Mas sabemos que isso não é verdade. A controladoria tem um enorme potencial para a inovação. [Leia mais]

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

09/04/2020

Planejamento Orçamentário: Como decidir qual despesa cortar?

Existem momentos que o cenário econômico nos obriga a tomar algumas medidas para proteger o caixa da empresa. Estamos vendo essa situação atualmente: as organizações estão olhando com muita atenção para suas despesas a fim de entender o que realmente é necessário para o funcionamento da operação empresarial, e o que, pelo menos provisoriamente, pode ser pausado. [Leia mais]

Agenda 2020: Otimismo, tecnologia e crescimento empresarial

03/03/2020

Agenda 2020: Otimismo, tecnologia e crescimento empresarial

Recentemente, a Deloitte, empresa especializada em consultoria, auditoria e assessoria financeira, divulgou a pesquisa Agenda 2020, que aborda quais são as expectativas e intenções do mercado para o ano corrente. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.