Indicadores de desempenho: Comece o ano com foco total

Indicadores de desempenho: Comece o ano com foco total
Publicado em 17/01/2017 - Atualizado em 01/06/2021 | Indicadores de Desempenho

Eis que um novo ano chega e com ele a promessa de dias melhores. É natural que todos encarem esse começo com uma energia renovada, expectativas e muita disposição para alcançar bons resultados. No entanto, para não ficar somente na promessa, é preciso ter foco no que realmente é importante.

Para isso, é preciso planejar. Com o planejamento orçamentário é possível realizar a projeção de fluxo de caixa e, então, saber exatamente quais serão as despesas e os investimentos que serão realizados em cada unidade, centro de custo e projeto.

Se o planejamento financeiro já está finalizado e a equipe trabalhando para que tudo saia como o determinado, como saber se os resultados obtidos são os esperados? A resposta é simples: Indicadores de desempenho

 

Indicadores de desempenho

Uma empresa, independente do segmento ou do porte, gera diversos tipos de resultados oriundos de setores, colaboradores e unidades. Obviamente, todas as tarefas executadas são importantes, assim como os frutos gerados também são essenciais para o funcionamento da instituição, mas é preciso determinar resultados pontuais que atestam a evolução de centros de custos e unidades.

Os indicadores de desempenho ou KPI, são medidas quantitativas e qualitativas que mensuram o desempenho positivo ou negativo das áreas de uma empresa. São instrumentos de análise específicos, que indicam a evolução de setores importantes da instituição e que podem ser avaliados e melhorados, como por exemplo: Atendimento, custos, eficácia, segurança e etc.

Portanto, não adianta determinar indicadores que não trazem impacto na gestão empresarial. É preciso ser criterioso e fazer uma comparação com metas já pré-estabelecidas e analisar se são viáveis para se tornarem indicadores.

 

Software que otimiza a gestão estratégica

A tecnologia evolui a cada dia e não dá para ficar parado no tempo. Atualmente, empresas utilizam software de gestão orçamentária para determinar indicadores de desempenho, monitorando-os em tempo real. Além disso, tais ferramentas possibilitam realizar o planejamento econômico, com análise de performance do planejado x realizado, forecast, projeção de cenários e análise de DRE.

O planejamento de vendas, projeção de volumes e custos, planejamento de RH e investimentos também podem ser realizados por meio de aplicativos de gestão orçamentária. Muito mais seguros que planilhas, há modelos que possuem armazenamento na nuvem, backup de alta disponibilidade e funcionam como SAAS, proporcionando mobilidade e um excelente custo-benefício.

Tais ferramentas ainda auxiliam no desenvolvimento de planos de ação, possuem relatórios de fácil visualização e dashboard com atualizações automáticas. Tal tecnologia tem proporcionado uma gestão inteligente de despesas, um melhor gerenciamento financeiro empresarial e um controle de budget assertivo.

Leia Também

Simplifique sua gestão orçamentária

13/07/2021

Simplifique sua gestão orçamentária

Ter uma boa gestão orçamentária é fundamental para que uma empresa consiga alcançar seus objetivos e continue crescendo de forma sustentável. Portanto, o orçamento precisa estar adequado de acordo com o que é mais importante para o negócio. Afinal, um bom planejamento orçamentário pode evitar problemas de liquidez e perda de lucratividade. [Leia mais]

Como elaborar metas e otimizar a produção na indústria

21/06/2021

Como elaborar metas e otimizar a produção na indústria

Para uma indústria crescer de forma sustentável é importante que seu planejamento projete as metas de forma bastante realista. E isso pode ser um desafio, especialmente para setores de manufatura, já que sua escala de fabricação é ampla, assim como os gastos para a execução de suas atividades. [Leia mais]

O que considerar ao planejar o crescimento da empresa com investimentos?

15/06/2021

O que considerar ao planejar o crescimento da empresa com investimentos?

Sem um planejamento efetivo, seus investimentos podem ser menos rentáveis e mais arriscados. O ideal é que as empresas invistam de forma planejada, para não onerar o caixa do negócio. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.