Gestão orçamentária empresarial: As novidades no controle do budget

Você ficou sabendo dos últimos lançamentos anunciados pelas feiras tecnológicas? Alguns são fantásticos e outros, um tanto quanto assustadores. Carro que se locomove sem motorista, inteligência artificial que resolve situações do dia a dia, robôs cada vez mais humanizados, entre outras coisas.

É estranho pensar que daqui a pouco estaremos usando essas ferramentas, ainda que pareçam muito futurísticas para nossa época, mas a tecnologia avança a jato. Até pouco tempo atrás, o touchscreen, aplicativos de áudio e vídeo, softwares de conversação, redes sociais, também causavam estranhamento.

Hoje, é comum comprarmos produtos no mundo todo com apenas poucos cliques na tela do celular; fazermos vídeos divertidos pelo Snapchat, realizarmos chamadas gratuitas pelo Whatsapp e vídeos ao vivo pelo Facebook.

No entanto, a modernidade não se resume apenas a aplicativos pessoais. Muitas empresas estão se beneficiando da tecnologia para otimizar seus processos e ter mais resultados.

 

Gestão empresarial na nuvem

Uma das bases da estabilidade das empresas é o planejamento orçamentário, que pode levar meses para ser desenvolvido, movimentando muitos colaboradores da empresa e, normalmente, criando um grande volume de planilhas, que ao invés de controlar o budget, dificulta o gerenciamento financeiro da instituição.

Embora muitas empresas ainda desenvolvam o planejamento financeiro dessa forma, outras estão otimizando o processo orçamentário utilizando software de gestão orçamentária, que possibilita a realização do orçamento empresarial em muito menos tempo e ainda proporciona diversas ferramentas que tornam a gestão empresarial mais eficiente.

Além disso, muitas companhias estão utilizando tais softwares com tecnologia na nuvem, que garantem mais segurança no armazenamento de dados e mais espaço para informações. Seguindo a tendência de consumo, as empresas estão optando pelo SaaS, Software As A Service, que possibilita sua utilização como um serviço, sem precisar de grandes investimentos em licença.

 

De olho na tecnologia

O software de gestão orçamentária tem se tornado essencial para empresas dos mais diversos segmentos. Com poderosas funcionalidades, o controle do budget fica mais assertivo e as finanças, melhor administradas.

Tal ferramenta possibilita a realização do planejamento orçamentário, com foco em projeção de folha de pagamento, vendas, investimentos e ainda, projeção de cenários, gestão matricial de despesas e mapas estratégicos, em alguns casos.

Ainda possibilita a análise de performance do planejado x realizado, criação de indicadores de desempenho e planos de ação. Os relatórios são versáteis e de fácil visualização, possibilitando uma consolidação de resultados muito mais rápida.

Além disso, é possível criar modelos de despesas e receitas, realizar forecast e fazer análise de DRE. Desta forma, a gestão orçamentária fica mais eficiente, segura e assertiva, minimizando problemas de perdas e confidencialidade de dados, visto que o administrador concede as permissões de acesso e toda a movimentação fica registrada no sistema. O processo fica mais rápido, transparente e os recursos mais direcionados.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: