Gestão 5.0: a nova realidade das empresas

A gestão 5.0 surge para acompanhar os avanços tecnológicos já implementados pela Indústria 4.0 e as demandas da sociedade em estar mais conectada. Não é novidade que a tecnologia é usada no dia a dia das empresas, entretanto, este modelo de gestão traz uma nova perspectiva do seu uso dentro das organizações.

Além de considerar os recursos pela óptica da automação de processos, a gestão 5.0 amplia sua atuação para as relações humanas e a sua interação com a tecnologia. Mais que uma maneira de tornar as atividades mais ágeis, agora, a gestão 5.0 aborda assuntos que vão desde sustentabilidade à inclusão.

Neste artigo, você saberá mais sobre o conceito deste modelo de gestão, seus pilares e quais são as suas vantagens para o negócio.

 

O que é gestão 5.0?

A partir do contexto da Sociedade 5.0, este modelo de gestão propõe usar a tecnologia não apenas como uma facilitadora da rotina de trabalho, mas também colocando o ser humano no centro da sua estratégia, focando em uma inovação que visa suprir as necessidades e demandas humanas.

Neste sentido, investe-se em recursos inovadores para trazer soluções que gerem resultados positivos para as organizações que, mesmo com o objetivo de otimizar o planejamento orçamentário, ofereçam valorização do capital humano.

Quando os recursos tecnológicos são utilizados de maneira a trazer a necessidade humana para o centro da discussão, há uma transformação em toda a gestão do negócio.

Afinal, para que um negócio continue a crescer, alcançando assim o status que almeja no mercado, é essencial que os colaboradores tenham espaço para, também, evoluir.

Diante deste contexto, as empresas têm investido em inteligência artificial, data driven (decisões orientadas por dados) e IoT (internet das coisas).

A Gestão 5.0 é baseada em 3 pilares:

  • Impacto: gerar mudanças que impactem positivamente diversas áreas da gestão;
  • Engajamento: tornar a gestão mais objetiva e transparente, com equipes integradas ao modelo para estarem conectados ao propósito da empresa;
  • Eficiência: usar recursos tecnológicos para tornar o trabalho mais produtivo, ágil e tornar os processos menos burocráticos.

 

Vantagens da gestão 5.0

A proposta de trazer outra perspectiva das relações de trabalho envolvendo seres humanos e tecnologia, traz vantagens que podem ser percebidas, também, na gestão orçamentária do negócio.

Para ir além do investimento em capital humano, os benefícios da Gestão 5.0 podem ser sentidos em todas as áreas da empresa ao oferecer:

  • Visão unificada dos processos e planejamento da organização em ferramentas integradas;
  • Acompanhamento detalhado das estratégias em tempo real;
  • Evolução dos processos, buscando otimizá-los para tornar as ações mais assertivas;
  • Maior gestão do conhecimento dos colaboradores, com foco na aprendizagem e no desenvolvimento humano.

O que surgiu como uma resposta aos novos modelos como Indústria 4.0 e Sociedade 5.0, tornou-se uma tendência de comportamento das organizações e um diferencial competitivo bastante atraente para o mercado. Ao apostar na tecnologia como um impulsionador de oportunidades para a empresa, o negócio se desenvolve em sua totalidade.

Quer saber como a tecnologia pode ser um agente transformador e gerar resultados positivos para a sua empresa? Continue a sua leitura no artigo “Como a tecnologia auxilia na geração de valor para empresas.

Clique aqui e conheça como o Software Plano pode apoiar a implantação da Gestão 5.0 na sua empresa.

Clique e assista uma demonstração rápida do plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: