Blog, Controladoria

Forecast de receitas: tenha mais previsibilidade no orçamento

forecast

Em busca de melhores resultados, empresas investem em ferramentas digitais que otimizam a gestão orçamentária. Para tanto, leva-se em conta o esforço diário de cada gestor – que tem como objetivo garantir o futuro do negócio; e também as demandas específicas da organização que precisam ser resolvidas. Neste sentido, os softwares oferecem soluções diversas e permitem que haja certa previsibilidade a partir de dados.

Entre as metodologias de planejamento orçamentário, o forecast de receitas é uma boa escolha para organizações que desejam ter mais controle na área financeira. Ainda, para se diferenciar no mercado, há várias possibilidades para quem aposta na metodologia.

Neste artigo, saiba para quem é indicado este modelo, assim como quais as vantagens de aplicá-lo para gerar resultados que deixem a empresa mais próxima dos seus objetivos.

Quando escolher o forecast de receitas

É natural que determinado modelo de metodologia não abranja todos os tipos de negócio. Afinal, nem toda aplicação faz sentido para a realidade da empresa e, assim, é importante escolher a metodologia que possui os recursos que melhor atendem ao dia a dia dos gestores – e da gestão.

Empresas que possuem custos operacionais com pouca variação podem ter mais benefícios com este tipo de forecast. Ao usar dados históricos para apoiar o planejamento, é possível identificar padrões e fazer estimativas de entradas de acordo com resultados anteriores.

Assim, ao acompanhar a entrada de valores na empresa de perto e monitorar os resultados das vendas, a gestão tem mais insumos para realizar seus forecasts sobre as receitas de maneira mais assertiva.

Software Alstrategy Plano

Vantagens para a gestão

Previsibilidade no orçamento

A atenção aos detalhes faz toda diferença para ter mais previsibilidade na entrada de receitas. Quando o planejamento orçamentário é realizado com base em previsões e tendências, é possível economizar significativamente no caixa da empresa com estratégias mais pontuais, além de evitar surpresas desagradáveis no final do período.

Estratégias de vendas mais assertivas

Ao utilizar o forecast de receitas, é possível traçar estratégias com mais clareza dos seus possíveis impactos não apenas no orçamento empresarial como, também, para os negócios. Isso dá mais segurança e facilita que os gestores monitorem os resultados.

Redução de erros

Um forecast de receitas bem elaborado pode diminuir até pela metade os erros em um planejamento de vendas, o que auxilia a atingir as metas estabelecidas. Quando falamos em empresas que faturam na casa dos bilhões, este é um valor bastante expressivo ao final do resultado de um período.

Com o avanço dos investimentos em recursos tecnológicos, a possibilidade de usar um software de gestão para realizar o forecast fica ainda mais atraente. São tecnologias que contam com recursos de dados integrados de diversas plataformas em tempo real, permitindo mais segurança e rapidez.

Há sistemas, como o Software Plano, com os quais uma empresa pode trabalhar, para realizar o forecast de receitas – com o intuito de transformar a gestão do seu orçamento; trazendo agilidade, facilitando as atividades do dia a dia e contribuindo com a produtividade do negócio.

Veja como implementar a tecnologia pode trazer diversos benefícios para a organização no artigo “A tecnologia na gestão empresarial e como implementá-la.

Conheça mais sobre o Plano e como ele pode automatizar e otimizar sua gestão orçamentária e estratégica.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: balanced scorecard, bsc, forecast