Elaboração da DRE: Otimize sua gestão empresarial com o apoio da tecnologia

Elaboração da DRE: Otimize sua gestão empresarial com o apoio da tecnologia
Publicado em 20/04/2021 - Atualizado em 20/04/2021 | Planejamento Orçamentário

Como se sabe, a análise da Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) é de suma importância para a empresa. Afinal, acompanhar os resultados permite avaliar como foi sua evolução, fazer projeções de crescimento e então definir as diretrizes para o próximo período.

Mas você sabia que é possível otimizar a elaboração e análise da DRE da sua empresa com a implementação de um software para planejamento orçamentário? Abaixo, entenda como essa ferramenta pode ser o grande diferencial competitivo do seu negócio.

 

Por que um software facilita o processo?

A equipe financeira de uma empresa enfrenta alguns obstáculos para construir uma DRE completa e correta. Nesse sentido, muitas consideram que gerar o planejamento estratégico, elaborar o orçamento anual e acompanhar os resultados mensalmente já é um desafio por si só. Contudo, uma das maiores barreiras encontradas pela equipe nesse processo é justamente a construção dos relatórios e indicadores.

Além disso, também é necessário demonstrar esses resultados de forma clara e de fácil entendimento ao conselho, diretoria, gerentes e demais executivos. Sendo assim, apesar de extremamente necessários, muitas vezes a forma e a dificuldade de construí-los pode atrapalhar a entrega dos resultados.

É aí que surge o suporte da tecnologia. Com ela, o gestor garante agilidade e segurança no acompanhamento da performance do seu empreendimento. Pois, com um software, é muito mais fácil identificar se algum dado foi imputado incorretamente — alguns dos mais comuns são erros de digitação ou números duplicados, por exemplo.

Além disso, o software também vem para facilitar um dos grandes desafios citados: garantir clareza da real situação da empresa. Por mais que pareça algo simples, isso poupa o tempo do gestor para identificar essa situação, além de assegurar a confiabilidade dos dados informados, evitando revisões e refações. 

Inclusive, outro benefício da tecnologia é o tempo. Com garantia de dados, facilidade de apresentação e entendimento, a equipe também pode focar em outros aspectos mais relevantes, como a elaboração de estratégias a partir do que for analisado na DRE. 

Agora que você já entendeu os principais benefícios da implementação de um software para planejamento orçamentário na elaboração da DRE da sua empresa, veja o que considerar na busca pela ferramenta ideal para o seu negócio.

 

Escolha o software adequado para análise da DRE

Pouco adianta realizar a análise de DRE sem um planejamento orçamentário adequado. Por isso, uma grande parcela das organizações utiliza softwares de gestão orçamentária para auxiliar na administração do negócio e outras ações indispensáveis ao orçamento.

Essa tecnologia automatiza processos, minimiza erros de cálculos ou falhas processuais e gera relatórios dinâmicos e customizáveis conforme as necessidades do negócio. O software Plano, por exemplo, atende às necessidades de empresas dos mais variados segmentos do mercado. Nele, a DRE é consolidada automaticamente, além de permitir lançamentos manuais ou projeção por histórico. 

Essa ferramenta permite que cada empresa estruture a sua DRE de forma única e detalhada, seguindo indicadores econômicos próprios. Tais como: vendas, investimentos, planejamento de RH, fluxo de caixa e análise de performance do planejado x realizado. 

Do mesmo modo, o software possibilita uma análise completa e comparativa, com total segurança das informações. Portanto, a análise de performance fica muito mais eficiente, já que possui dashboards com modelos gráficos editáveis e permite interação com a equipe de gestores em tempo real.

Pela importância que esse relatório tem, fica evidente que vale a pena investir em uma solução que vai trazer ganhos para a organização como um todo. Mais que isso, vai representar mais segurança também para sua performance num mercado cada vez mais competitivo.  

Para entender mais a respeito de como escolher o software que melhor se adapta às necessidades da sua empresa, sugerimos a leitura do artigo O que avaliar na busca por um software de Gestão Orçamentária?.

 

 

Leia Também

ESG: como a segurança dos dados impacta a governança

24/11/2021

ESG: como a segurança dos dados impacta a governança

As métricas ESG se tornaram tendência, influenciando gestões empresariais em todo o mundo. Considerar questões que dizem respeito ao meio ambiente, fatores sociais e governança, deixou de ser uma opção, sendo determinante para o sucesso de uma organização. [Leia mais]

Projeção de custos fixos e variáveis:  4 vantagens em automatizar o processo

09/11/2021

Projeção de custos fixos e variáveis: 4 vantagens em automatizar o processo

Os valores fixos são levantados mais facilmente, visto que os gastos são essenciais para a execução das atividades e previstos com mais clareza; e os custos variáveis das operações são mais desafiadores, pois geralmente são relacionados ao volume de vendas. [Leia mais]

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

26/10/2021

Planejamento orçamentário: 4 metodologias para aplicar em 2022

O planejamento orçamentário é determinante para o futuro das empresas que, com a chegada do fim do ano, utilizam esse período para organizar os próximos passos. [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.