Blog, Controladoria

Dicas para elaborar um planejamento orçamentário eficiente

Conforme a última pesquisa do Sebrae sobre a taxa de sobrevivência das empresas no Brasil, a falta de planejamento foi responsável pelo fechamento de 25% dos negócios no país em 2016. Logo, uma boa gestão orçamentária garante um melhor retorno e assertividade sobre suas ações.

Porém, para que atenda às necessidades de um negócio, o planejamento orçamentário precisa ser realizado com eficiência. Afinal, trata-se de um documento a partir do qual serão tomadas as decisões na empresa para atingir a meta traçada e auxiliar em sua manutenção e crescimento.

A seguir, veja quais pontos são os mais importantes para que sua gestão orçamentária de fato seja eficiente e, assim, garantir que os recursos sejam aplicados corretamente.

1. Informe-se sobre o mercado

Estar por dentro do mercado no qual a sua empresa atua deve ser o primeiro passo para começar a planejar. Pois, em síntese, identificar práticas comuns da área pode te ajudar a entender as movimentações do segmento em questão e ajudá-lo a se preparar para o que está por vir.

Em mercados sazonais, como a hotelaria ou até mesmo o varejo, é comum ter períodos do ano com maior movimento. Portanto, entender como e quando pode ajudá-lo a estabelecer estratégias para otimizar o seu orçamento em períodos de baixa procura, por exemplo.

2. Defina seus objetivos

Após se atualizar sobre o mercado que o seu negócio está inserido, o próximo passo é definir seus objetivos de forma estratégica. Afinal, como alcançar os resultados sem ter a clareza do que sua empresa busca?

Nesse sentido, é importante estabelecer metas para que os gestores e suas equipes possam traçar estratégias assertivas para alcançá-las. Assim, com essa clareza, seus colaboradores irão comprometer-se com ações que giram em prol do cumprimento do que foi estabelecido. Da mesma forma, as equipes estarão focadas naquilo que é prioridade para a empresa, o que nos leva ao próximo tópico.

3. Conheça o seu momento

Compreender onde seu negócio está neste momento é tão importante quanto saber para onde ele caminha. Ou seja, ter ciência sobre a situação atual da sua empresa é fundamental para entender qual deve ser a prioridade da organização e como a gestão orçamentária será elaborada a partir disto.

Vamos supor que seu foco é abrir novas filiais em outro estado, por exemplo. Para isso, é preciso primeiro saber se já existem os recursos financeiros e humanos necessários para viabilizar a operação. Do contrário, o principal objetivo do planejamento deve ser levantar estes recursos para, então, traçar esta expansão.

4. Prepare-se para os possíveis cenários

O planejamento orçamentário é, com certeza, um fator decisivo entre o sucesso ou o fracasso das metas propostas. Mas, embora seja fundamental, não é possível garantir que tudo sairá como o planejado. Neste sentido, a projeção de cenários pessimistas, otimistas e realistas é uma forma de evitar fazer escolhas de última hora e sem muito planejamento, além de prepará-lo para tomar decisões assertivas de acordo com os objetivos estabelecidos.

Do mesmo modo, seja qual for o contexto, é necessário definir planos de ação para direcionar suas equipes e preparar-se caso algum imprevisto aconteça e seja necessário revisar seu orçamento. Esta solução auxilia na execução de atividades, aproxima sua empresa de alcançar as metas estabelecidas e torna mais claro para seus colaboradores quais são as etapas necessárias para o seu sucesso.

Software Alstrategy Plano

5. Confronte seu desempenho

Sua empresa está utilizando os recursos conforme o planejado ou alguma atividade exigiu mais investimento? Para saber se tudo está caminhando para a direção certa, é essencial confrontar o desempenho do seu planejamento com o que foi proposto.

Acompanhar estas informações internamente, assim como por meio do benchmarking, permite responder questionamentos sobre sua gestão orçamentária e a execução do planejamento. Com isso, é possível gerar insights para entender se seus esforços estão direcionados para a melhor estratégia.

Vimos que elaborar um planejamento orçamentário eficiente envolve diversos fatores que podem passar despercebidos pela sua gestão na ausência de uma ferramenta para auxiliar no processo. A boa notícia é que existem empresas especializadas em desenvolver tecnologia de ponta para a criação de planejamentos orçamentários.

Com um bom software de gestão, é possível visualizar essas informações e tornar a elaboração do seu planejamento mais ágil e produtiva. Clique aqui e saiba o que considerar na sua busca por um software e como isso pode ser um diferencial para manter um desempenho vantajoso à empresa e encarar os desafios do mercado.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Gestão Orçamentária, Orçamento Empresarial, Planejamento Orçamentário