Blog, Controladoria

Dashboards financeiros: Tenha uma tomada de decisão mais assertiva

Dashboards financeiros: Tenha uma tomada de decisão mais assertiva

Muitas empresas estão absorvendo as inovações tecnológicas que surgem no mercado e modificando seus processos internos a fim de automatizá-los e deixá-los mais assertivos. Por causa dessa mudança de ótica na gestão empresarial, as corporações estão utilizando ferramentas de BI, Scrum e planning, para tornar as ações estratégicas mais pontuais e direcionadas.

Alguns gestores ainda desenvolvem o planejamento orçamentário em planilhas, enquanto outros perceberam que este não é o melhor método para projetar um orçamento, pois o controle e a consolidação de resultados podem ficar comprometidos com falhas no preenchimento e bugs do sistema.

O futuro que se reflete no presente são ferramentas cada vez mais completas que proporcionam mais segurança, eficiência e otimização no gerenciamento empresarial.

Software Alstrategy Plano

Dashboards financeiros

Uma ferramenta muito utilizada por gestores que desejam acompanhar em tempo real o planejado x realizado, monitorando os dados a fim de obter resultados mais assertivos, é o dashboard financeiro.

Semelhante a um BI, o dashboard possui uma grande variedade de gráficos e filtros para que o gestor possa parametrizar e acompanhar as informações geradas de forma simplificada, com mais agilidade e eficácia.

Com ele, é possível monitorar dados financeiros, indicadores de desempenho, volume de vendas, entre outros. Assim, a empresa pode se pautar em dados seguros para ter uma tomada de decisão mais efetiva e então, desenvolver ações estruturadas para atingir os objetivos almejados com mais eficiência.

Uma ferramenta ainda mais completa

Mesmo existindo uma gama imensa de ferramentas disponíveis no mercado, não é aconselhável utilizar muitas ao mesmo tempo. Descentralizar as informações pode gerar falhas e agregar ainda mais dificuldade à equipe.

Para sanar esse problema e otimizar ainda mais a gestão empresarial, muitas corporações estão optando pelo software de gestão orçamentária, que além de possibilitar desenvolver um planejamento completo envolvendo vendas, investimentos, folha de pagamento, volumes e custos e tantos outros, ainda proporciona uma excelente análise de performance com relatórios de fácil visualização.

Além disso, a ferramenta possibilita a criação de planos de ação, mapas estratégicos, GMD, modelos de despesas e receitas e muitos outros recursos. Vale a pena pesquisar a respeito.

Software Alstrategy Fluxo

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Gestão Orçamentária, planejamento estratégico, planejamento financeiro