Controle financeiro empresarial: Saiba como se preparar para 2017

O ano de 2016 foi conturbado política e economicamente. Foi um período marcado por mudanças governamentais, que afetaram diretamente a vida dos brasileiros, sobretudo para aqueles que possuem uma empresa. O desemprego atingiu níveis alarmantes, a inflação disparou e a economia sofreu com o caos que se instaurou no país.

Muitas empresas não sobreviveram à crise e fecharam as portas. Outras, ainda estão tentando se recuperar, acreditando que 2017 trará um cenário melhor. No entanto, não se engane. Sem um planejamento minucioso e direcionado, as expectativas não passarão de meras apostas.

É no último trimestre que a maioria das instituições começa a desenvolver o planejamento orçamentário para poder ter um controle financeiro empresarial assertivo no próximo período, preparando uma boa gestão das despesas para poder atingir as metas estipuladas.

 

Planejamento de despesas

Para ter um controle de budget eficiente, é necessário ter atenção redobrada às despesas. Ao realizar o planejamento financeiro, o ideal é levar em consideração as necessidades específicas de cada unidade de negócio e centro de custo, ajustando o orçamento empresarial.

O planejamento de RH é de suma importância, visto que a folha de pagamento é a responsável por grande parte das despesas da empresa. Planejar as contratações e demissões do próximo período, assim como férias, dissídio coletivo, 13º salário, bonificações e outros encargos, é primordial para um controle de finanças assertivo.

O orçamento colaborativo ou descentralizado faz com que a equipe se envolva na gestão orçamentária da empresa, determinando o quanto será destinado a cada centro de custo, fazendo com que gestores e colaboradores se empenhem em cumprir o que foi definido na projeção orçamentária.

 

Planejamento de volumes e custos

Para indústrias e empresas que trabalham com linhas de produção, é necessário planejar volumes e custos, para analisar o custo de matéria-prima, o custo-médio de cada produto, custo de produção X venda, estoque, entre outros fatores que impactam na gestão financeira das instituições.

Além disso, é importante também realizar o planejamento de vendas para analisar a margem bruta de cada produto, avaliar cada item que está à venda e sua permanência ou retirada dos pontos de venda, criar uma estrutura de metas por região, unidades e vendedores, alinhando com as expectativas da diretoria. Assim, o planejamento de investimentos também fica de acordo com as estratégias da corporação.

 

Software de planejamento orçamentário

Enquanto ainda há profissionais de controladoria e gestão que desenvolvem o planejamento estratégico por meio de planilhas, muitas empresas aderiram ao uso de softwares de gestão orçamentária.

Tais ferramentas realizam os recursos citados acima, com a possibilidade de análise de performance do planejado x realizado, de determinar os indicadores de desempenho e planos de ação, realizar forecast, projeção de folha de pagamento, além de ter consolidação de resultados por meio de relatórios de fácil visualização e de dashboards com atualização em tempo real.

Com isso, os gestores conseguem ter uma melhor gestão do tempo, conseguem implementar a governança corporativa e ter muito mais transparência na gestão financeira da empresa. Ainda há aplicativos que funcionam como SAAS e com armazenamento na nuvem, dispensando grandes recursos com TI e com excelente custo-benefício.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: