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Como o planejamento estratégico pode beneficiar o setor de serviços?

Para garantir a estabilidade financeira de um negócio, não tem jeito: é preciso ter um planejamento estratégico como grande aliado. Principalmente quando falamos em organizações que atuam na área de serviços, que foram algumas das mais afetadas pela crise econômica de 2020 e têm apresentado uma recuperação mais lenta.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, o volume de serviços prestados no Brasil despencou 7,8% em relação ao ano anterior. Essa é a primeira vez que o número apresenta uma queda tão expressiva desde 2012, quando a pesquisa começou a ser realizada no país.

Dados como esse reforçam a importância das empresas desse segmento realizarem um bom planejamento estratégico. Afinal, só assim elas conseguem ter mais clareza sobre o seu momento atual e traçar um plano seguro de ações para enfrentar esse período de crise.

O planejamento estratégico a favor do seu negócio

Nem sempre é possível prever as mudanças econômicas. Porém, quanto mais informações uma empresa tem a respeito de si e do mercado de uma forma geral, mais ela consegue tomar decisões assertivas baseando-se em fatos e não apenas em suposições.

Especialmente porque oferecer um serviço é diferente de vender um produto. Afinal, um produto pode ser experimentado antes da compra ou até ser trocado caso não atenda fisicamente o que apresentava em sua descrição. Já um serviço, embora siga um padrão de desenvolvimento, pode apresentar diferenças na sua produção e entrega ao cliente. Sendo assim, mensurar os resultados nesse segmento exige um estudo profundo da organização e seus objetivos.

Então para que todo esse processo se torne ainda mais seguro, é importante contar com o apoio de um software que ajude a levantar, cruzar e analisar dados. Abaixo, veja alguns benefícios do planejamento em uma ferramenta preparada para isso.

Construção de cenários

O planejamento em uma empresa de serviços envolve toda uma cadeia de valor:

– Expectativas dos clientes;

– Quantidade e competências das pessoas envolvidas;

– Tecnologia e recursos utilizados;

– Custos relacionados;

– Metodologia de entrega.

Então, a criação de cenários permite que a empresa se prepare para diferentes situações e desenvolva planejamentos estratégicos com mais eficiência. Ou seja, identifica fatores que podem se tornar reais a longo prazo. O que possibilita, então, que as empresas se antecipem na busca por soluções.

Centro de custo

O centro de custo permite ratear as receitas e despesas da empresa. Assim, é possível ter um controle preciso sobre os ganhos e gastos. Dentro de uma organização, essa análise pode ser feita entre áreas, projetos, filiais, equipes e até entre clientes, por exemplo.

Seu objetivo principal é ter uma visão completa dos números de cada segmento para que ações estratégicas sejam implantadas de forma efetiva. No caso dos clientes, realizar um acompanhamento dos resultados permite à empresa ter mais clareza sobre a receita que cada um está gerando. Mas para isso é preciso primeiro conhecer os resultados almejados pelo cliente que justifiquem a contratação do serviço.

Depois, o provedor deve assegurar retorno financeiro e segurança ao longo do tempo. Como resultado, é possível alinhar a oferta dos serviços e a qualidade das entregas.

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Análise rápida e prática

Ter todas as informações mencionadas acima em um único software de gestão orçamentária permite à empresa integrar todos os custos e traçar uma atuação estratégica. Resultando, assim, em mais fluidez e agilidade para analisar as informações do planejamento orçamentário.

Além disso, a ferramenta ideal também permite que tudo ocorra com transparência. Isso porque possibilita que os números sejam visualizados em uma linha do tempo, com mapa de análise, gráficos e até comentários e justificativas em projetos ou valores.

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Tags: controladoria, planejamento estratégico, planejamento financeiro, Planejamento Orçamentário