Blog, Controladoria

As vantagens de integrar o planejamento estratégico ao orçamentário

Como você já sabe, o planejamento estratégico é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, ele define os objetivos do negócio e o que será necessário colocar em prática para que sejam alcançados. No entanto, isso só acontece, efetivamente, quando há uma sinergia entre a definição de metas e a gestão orçamentária.

Ao longo das últimas décadas, pudemos acompanhar diversas histórias de empresas que, por falta de um bom planejamento, acabaram declarando falência ou perdendo espaço no mercado para a concorrência. Um exemplo é a companhia aérea Varig, que pode ser considerada um caso típico de fracasso organizacional.

A empresa já foi uma das melhores e mais conhecidas companhias aéreas do mundo. Além disso, a qualidade e o conforto oferecido aos passageiros a tornaram referência no ramo de aviação aérea, bem como os cuidados com seus funcionários e o treinamento de excelência. Porém, por falhas na gestão, a Varig começou a passar por crises, resultando em perda de passageiros e, posteriormente, o decreto de falência em 2006.

A ascensão da Gol

Para a Varig, faltou o alinhamento entre o planejamento estratégico e orçamentário para encontrar oportunidades de melhorias, gerenciar riscos e analisar cenários. Para a Gol, no entanto, todos esses fatores estavam muito bem alinhados e possibilitaram que a empresa comprasse a Varig e aumentasse o seu faturamento em 17 vezes em apenas cinco anos.

Na época, a Gol analisou as próprias fraquezas e decidiu seguir por esse caminho: focar em suas falhas e, a partir de um estudo aprofundado em seus concorrentes, seguir uma estratégia diferente das demais companhias aéreas.

A empresa começou a vender passagens via internet, investiu em promoções noturnas e passou a oferecer apenas viagens econômicas. Assim, conseguiu atrair pessoas que queriam economizar em suas viagens e tornou os seus custos de operação até 60% mais baratos do que os da concorrência.

O case de sucesso da Gol é apenas um exemplo de como um planejamento estratégico e orçamentário bem alinhados podem fazer a diferença para o sucesso de um negócio. Porém, existem diversas outras vantagens proporcionadas por meio da sinergia entre esses dois tipos de gestão. A seguir, apresentamos algumas delas:

Viabilização de projetos

Tomar decisões não é algo simples, principalmente quando está em jogo algo tão grandioso como o futuro ou a reputação de uma empresa. No entanto, quando se associa o planejamento estratégico ao planejamento orçamentário, esse processo se torna menos doloroso e mais assertivo. Afinal, esses dois levantamentos servem para evitar “tiros no escuro”. Ou seja, inibe que decisões sejam tomadas com base em achismos.

Os planejamentos estratégico e orçamentário podem contribuir desde a contratação e demissão de profissionais, até a definição do preço dos produtos e serviços. Assim, asseguram que todos os fatores foram analisados e que as ações e investimentos a serem implantados não representam qualquer tipo de risco para o setor ou à empresa em si.

Engajamento das equipes

O engajamento dos colaboradores é indispensável para o sucesso de uma empresa. Afinal, quando as equipes se sentem desvalorizadas e desmotivadas, se torna praticamente impossível alcançar qualquer tipo de objetivo.

Nesse sentido, os planejamentos estratégico e orçamentário também podem ser grandes aliados dos resultados da empresa. Isso porque eles fazem muito mais do que projeções para o futuro: tornam as metas e objetivos visuais, demonstram a importância de cada colaborador para o processo e apresentam estimativas de como pode contribuir para o sucesso de um projeto ou da empresa. Despertando, assim, o sentimento de dono, a produtividade e o engajamento de todos.

Software Alstrategy Plano

Como integrar os planejamentos

Como é possível perceber, a integração do planejamento estratégico à gestão orçamentária apresenta inúmeros benefícios para as empresas. Mas o melhor é que a tecnologia já permite fazer o alinhamento dessas duas frentes de forma simples, rápida e automatizada.

A ferramenta responsável por fazer essa integração é o software de planejamento orçamentário. Esse sistema reúne inúmeras informações e dados, e possibilita fazer a gestão do RH, do orçamento anual e dos indicadores de desempenho, bem como desenvolver planos de ações e gerar relatórios e gráficos personalizados.

Além de todas essas funcionalidades, o software ideal ainda apresenta outras importantes vantagens. Como, por exemplo, a redução de erros e falhas, a otimização do tempo, a segurança dos dados e a simulação de cenários. Se você precisa de ajuda para escolher o fornecedor de tecnologia para seu negócio, sugerimos a leitura do artigo Quando uma empresa de tecnologia oferece muito mais que um software.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Gestão Orçamentária, integração, planejamento estratégico, Planejamento Orçamentário