Blog, Controladoria

Análises e justificativas: como trazer mais transparência para a gestão

Acompanhar a performance e os resultados de uma empresa está entre as atividades mais importantes da gestão. É um processo que contribui estrategicamente com o desempenho do negócio e, por isso, é preciso ter um bom panorama/visualização dos dados.

Entretanto, nem sempre quem consulta as informações – seja o gestor ou um coordenador de equipe – está envolvido diariamente nas operações que levam ao resultado. Assim, surge a necessidade de receber mais detalhes, para que se possa saber de maneira mais clara como se chegou a tal número e/ou como e porque houve uma alteração na performance.

Neste artigo, entenda como as justificativas contribuem para que sua gestão orçamentária tenha mais transparência para compreender os resultados.

A informação para além do visual

Gráficos em dashboards e recursos visuais deixam mais eficientes as apresentações de resultados, pois, o ideal é que a visualização de dados seja atraente e explicativa, facilitando a compreensão deles. Contudo, mesmo com uma ferramenta que organiza dados e gráficos, nem sempre é possível entregar toda informação.

Isso porque um número pode significar algo além de positivo ou negativo. Da mesma forma, pode envolver diversas ações que o levaram até este resultado, que não podem ser resumidas em apenas um percentual.

Software Alstrategy Fluxo

Utilizando comentários e justificativas

Apesar da internet ter acelerado a comunicação, nem sempre suas ferramentas como e-mails, por exemplo, são as mais eficientes no dia a dia. Em uma realidade empresarial, o que parece simples pode virar uma chuva de e-mails na sua caixa de entrada

Dito isso, imagine que há um planejamento orçamentário em andamento e o mesmo está inserido em um software de gestão orçamentária. Com a possibilidade de inserir comentários (por exemplo, perguntando por que um valor foi alterado) ou ainda justificativas (que expliquem o porquê algo foi alterado), todo o processo fica mais dinâmico.

Tendo em vista que gestores e responsáveis por cada setor têm acesso ao planejamento, a comunicação e troca de informações torna-se mais eficaz; ficando disponível para eventuais consultas futuras. Com o apoio da tecnologia, é possível fazer isso e pode-se gerar resultados ainda melhores, trazendo mais produtividade para as equipes e análises mais ricas para a gestão.

A tecnologia como facilitadora

A partir de ferramentas digitais e recursos tecnológicos é possível acompanhar a performance e manter um registro de maneira ágil. Alguns softwares oferecem recursos de comentários e histórico, o que facilita o processo de análise pela gestão, tornando-a mais produtiva.

Podemos citar como exemplo o Software AllStrategy Plano, solução para gestão orçamentária, que conta com a possibilidade de inserir uma justificativa em campos e torna mais rápida a comunicação entre diferentes áreas. Assim, o que poderia virar uma reunião ou uma grande troca de e-mails, pode ser resumido e resolvido a partir de um comentário detalhado.

Além de proporcionar mais produtividade e manter a informação acessível a quem interessar, também traz mais transparência para a gestão. Com mais detalhamento dos dados, oferece mais clareza para os gestores no processo de análise.

O uso de softwares também contribui com tomadas de decisões mais ágeis – uma vez que os números estão claros – otimizando os planejamentos. Com as informações descritas, é mais fácil enxergar o futuro e como o momento atual pode transformar-se para alcançar metas.

Clique aqui para saber mais sobre como o Software Plano pode apoiar a sua gestão.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: gestão financeira, software financeiro