Análise de Performance: Tecnologia em prol do sucesso

Análise de Performance: Tecnologia em prol do sucesso
Publicado em 22/02/2018 - Atualizado em 04/02/2021 | Análise de Dados

É comum ouvir dizer que a palavra chave para o sucesso é: planejamento. Não deixa de ser verdade, afinal, quando planejamos todos os objetivos que queremos atingir, temos mais chances de obter o que almejamos.

Na vida é assim e nos negócios, mais ainda. O planejamento empresarial deve ser minucioso para alinhar todas ações, mobilizando todos os setores da corporação, na estratégia traçada para alcançar as metas determinadas. No entanto, planejar não é tudo. Por mais que tudo tenha sido calculado e projetado, as coisas podem tomar rumos diferentes e o resultado não é como o esperado, mas completamente diferente do que definido no início. Portanto, a análise de performance é essencial. 

 

Análise de performance

Quando é iniciado o período, é possível comparar o planejado x realizado e aferir se tudo está correndo conforme o que foi projetado. No caso do planejamento orçamentário, que também engloba planejamento de vendas, investimentos, volumes e custos, entre outros, é imprescindível esse tipo de análise para acertar os possíveis desvios que estejam ocorrendo.

Durante a análise de performance, é possível realizar o forecast para alinhar os valores dos meses subsequentes, caso o realizado não esteja de acordo com o que foi planejado. Também é possível acompanhar os indicadores de desempenho e verificar se a empresa está atingindo os resultados esperados. Caso contrário, é possível criar planos de ação para reverter a situação. 

 

Use o melhor software

A melhor ferramenta é aquela que melhor se adapta às necessidades da sua empresa. Atualmente, há muitas opções de sistemas no mercado que prometem otimizar a gestão empresarial, mas o mais importante é que seja uma solução completa. Há softwares de gestão orçamentária que desenvolvem o planejamento financeiro em muito menos tempo do que em planilhas. Também é possível realizar projeção de cenários, projeção de fluxo de caixa, gestão matricial de despesas e em alguns casos, até mapas estratégicos - além desempenhar todas as demais funcionalidades já citadas nesse artigo.

O investimento não precisa ser uma preocupação. Há modelos com armazenamento na nuvem e, portanto, com custos reduzidos de implantação. São compatíveis com a maioria dos ERPs utilizados pelas empresas e podem funcionar como SAAS, o que significa que não são necessárias quantias exorbitantes relacionadas à licença do software. 

Leia Também

Por que utilizar dashboards no acompanhamento da performance?

30/03/2021

Por que utilizar dashboards no acompanhamento da performance?

Os dashboards apresentam as informações de maneira clara e objetiva, eliminando aquela infinidade de planilhas que antes era usada. E, aliado ao drill down, garante que a análise da performance seja feita com mais agilidade, pois os dados e informações são apresentados com mais detalhes. [Leia mais]

Os principais relatórios gerenciais para um planejamento mais eficiente

23/03/2021

Os principais relatórios gerenciais para um planejamento mais eficiente

Contar com bons relatórios gerenciais é de extrema importância para uma boa gestão orçamentária, pois não adianta planejar minuciosamente o orçamento, definir indicadores de desempenho e projetar as despesas, se o acompanhamento for falho. [Leia mais]

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

05/01/2021

Como analisar e tomar decisões a partir dos indicadores de performance

Os indicadores de performance são dados quantificáveis determinados pelo gestor para analisar se os objetivos da empresa estão sendo atingidos [Leia mais]

Sobre a Allstrategy

A AllStrategy possui uma vasta experiência em transformar a gestão orçamentária de diversas empresas. No blog, reunimos o melhor conteúdo, com artigos exclusivos, que farão parte do seu dia a dia.