Blog, Gestão Empresarial

Análise de performance: Fique de olho nos resultados da sua empresa

Análise de performance: Fique de olho nos resultados da sua empresa

Não adianta desempenhar mil tarefas, trabalhar com afinco várias horas por dia, se o que foi realizado não for mensurado devidamente. Acompanhar os resultados de perto é indispensável para saber se os objetivos estão sendo alcançados.

Anualmente os gestores desenvolvem o planejamento estratégico da empresa, realizando a projeção orçamentária para estabelecer metas e investimentos para o período e, depois, acompanham o planejado X realizado para analisar se tudo está caminhando como o previsto.

Então você deve estar pensando: Eu já faço isso. Mas a pergunta é: Você realiza a análise de performance com a máxima assertividade?

Nesse artigo, vamos dar algumas dicas para otimizar o monitoramento dos resultados da empresa.

Indicadores de desempenho

Um recurso muito utilizado para medir se os resultados estão conforme a estratégia traçada pela empresa, é determinar indicadores de desempenho. Afinal, quando a empresa tem muitos centros de custo e estes geram um fluxo alto de dados, fica difícil identificar a evolução das tarefas realizadas se não houver parâmetros para definir o que realmente interessa.

Os indicadores de desempenho ou KPI (Key Performance Indicator), como também são chamados, devem quantificar a performance de acordo com os objetivos estratégicos da instituição. Por meio deles, é possível avaliar produtividade, qualidade, capacidade, vendas, lucratividade, entre outros. Assim, os gestores têm dados reais e direcionados para uma tomada de decisão mais assertiva.

Relatórios e Dashboards

Para auxiliar na análise de performance, o gestor tem que estar a par de toda a evolução da empresa e, portanto, precisa de relatórios e gráficos que demonstrem os resultados de uma forma clara e eficiente.

Quando o planejamento orçamentário da instituição é realizado por meio de planilhas, normalmente isso significa inúmeros documentos, que, posteriormente, geram dificuldades para consolidar em resultados que demonstrem claramente o progresso do processo orçamentário.

Portanto, é necessário que o gestor tenha acesso a relatórios simplificados, com um dashboard com gráficos variados, para conseguir visualizar as informações com total agilidade e eficiência, possibilitando uma tomada de decisão mais assertiva.

Tempo é dinheiro. Mobilidade também.

Nos dias de hoje, é inadmissível perder tempo com métodos antigos e retrógrados. A tecnologia avança a cada ano, trazendo novas soluções para agilizar a vida de pessoas e profissionais do mundo inteiro.

Para otimizar a análise de performance de empresas dos mais diversos segmentos, muitos gestores estão utilizando aplicativos de gestão orçamentária capazes de auxiliar na determinação dos indicadores de desempenho, assim como no monitoramento dos mesmos, além de realizar projeção de cenários, forecast, planejamento de investimentos, projeção de volumes e custos, análise de DRE, planejamento de RH, entre outros recursos.

Tais softwares de gestão orçamentária possuem relatórios de fácil visualização, com filtros customizáveis e possibilidade de inserção de comentários e justificativas, auditoria de valores, que facilitam na hora de processar os dados. Ainda há modelos com armazenamento na nuvem, versão mobile e com backup de alta disponibilidade, que proporcionam mobilidade e segurança aos usuários.

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Análise de performance, Planejado, Realizado