Blog, Controladoria

Acompanhamento de performance: vantagens no planejamento orçamentário

Elaborar um planejamento orçamentário envolve diversas etapas e sua complexidade é alta, de forma que os gestores se dedicam para torná-lo o mais completo e previsível possível. Há bastante esforço e tempo investidos neste que é o ponto de partida para todas as ações futuras na empresa.

Entretanto, também é preciso monitorar a performance do planejamento – quando este já estiver em execução. Para que uma gestão não seja pega de surpresa, é importante acompanhar o desempenho de perto, evitando assim impactos negativos nos resultados.

A seguir, saiba por que é necessário estar atento ao planejamento para garantir uma gestão orçamentária eficiente, assim como ferramentas que facilitam o dia a dia de monitoramento.

 

Por que acompanhar a performance do seu planejamento orçamentário?

Uma equipe que se reúne para definir o planejamento orçamentário do próximo ano – independente do seu modelo de gestão —, envolve nesta atividade todas as áreas da empresa.

No entanto, se algo não acontece como o previsto, é necessário ajustar a rota para corrigir um desvio no orçamento a fim de garantir que as operações continuem fluindo. Quando a performance do planejamento não é assistida, a gestão possivelmente terá dificuldades em tomar decisões rápidas, devendo rever tudo o que foi previamente planejado.

Vale ressaltar que, mesmo com acompanhamento, existem acontecimentos como a pandemia, por exemplo, que não são previstos. Porém, demais questões como flutuações no mercado podem causar menos impacto se a gestão estiver acompanhando os resultados do planejamento.

 

Como monitorar resultados?

Como já comentamos, um planejamento orçamentário é complexo, envolve diversos atores e fatores que são determinantes para o futuro da empresa – e entre seus objetivos está manter sua saúde financeira. Com isso em vista, alguns recursos, como planilhas eletrônicas que são atualizadas manualmente, tornam o processo de monitorar o planejamento mais moroso.

Justamente por ser um documento compartilhado com diversos gestores e áreas, o planejamento orçamentário é continuamente preenchido com dados essenciais para seu acompanhamento.

Acompanhar resultados deve facilitar tomadas de decisões, por isso é importante utilizar ferramentas que otimizem essa atividade. Com recursos como o modo de apresentação, por exemplo, softwares de gestão orçamentária tornam a tarefa mais dinâmica e, ao mesmo tempo, mais segura.

 

Mais agilidade e segurança para analisar a performance

Adotar a um software simplifica o processo de análise de resultados com recursos como relatórios e dashboards, o que favorece a visualização das informações e também proporciona mais segurança sobre os dados que estão na plataforma.

Há soluções que rastreiam as alterações feitas pelos usuários e a origem dos valores inseridos em todo o planejamento. Assim, é possível utilizar o software para trazer mais transparência para gestão, ao mesmo tempo em que garante a integridade das informações.

Conheça mais recursos do software de gestão orçamentária para acompanhar o seu planejamento no artigo “Principais recursos para uma apresentação de relatório eficiente”.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: