Blog, Controladoria

Rolling Forecast: Grande aliado no controle do budget

Rolling Forecast: Grande aliado no controle do budget

Estamos vivendo tempos conturbados. Com o cenário político nacional em total descrédito e a economia tentando se recuperar de duros golpes, o desafio de muitas empresas é manter uma saúde financeira em meio à crise. Afinal, com tantas oscilações no câmbio, na inflação e no mercado de uma maneira geral, fica complicado ter um orçamento empresarial enxuto.

Claro que o planejamento financeiro sempre será o melhor caminho para o controle do budget. Projetar receitas, custos e despesas, assim como planejar os objetivos e determinar a estratégia a ser seguida, é fundamental para manter as finanças sob um bom gerenciamento.

Normalmente, as empresas realizam o planejamento orçamentário por volta de setembro, podendo ser antes ou depois, conforme o segmento da companhia. Na maioria das vezes, depois de três meses de realizado, o gestor realiza o primeiro forecast, que nada mais é que a revisão do orçamento.

Compara-se o planejado x realizado, para então realizar ajustes nos valores em desvio e manter o que foi definido no planejamento. No entanto, somente esse recurso é o suficiente para manter o budget ajustado?

Software Alstrategy Plano

O poder do Rolling Forecast

Enquanto o forecast consiste em revisões periódicas realizadas no orçamento empresarial, o rolling forecast é uma revisão mensal, na qual aos valores ajustados são projetados para o mesmo período do ano seguinte.

Ficou confuso? Vamos lá: suponha que em fevereiro João revisou o realizado de janeiro e constatou que estourou em 3.000 reais o que havia sido planejado para aquele mês. Logo, João precisará ajustar o planejado de fevereiro para readequar os valores e não alterar o que foi orçado inicialmente.

Ao realizar esse ajuste, João projetará o orçamento revisado de fevereiro para o ano seguinte, fazendo o mesmo mecanismo a cada mês revisado. Desta forma, além de controlar o budget do ano vigente, o gestor deixa o planejamento do ano seguinte praticamente pronto.

Com tanta instabilidade econômica e constantes mudanças inflacionárias, o rolling forecast é um aliado poderoso no controle financeiro, já que deixa o budget ajustado mensalmente, considerando as necessidades da empresa e auxilia a realizar o planejamento orçamentário do ano seguinte, de uma forma assertiva e otimizada.

De olho no futuro

O processo orçamentário pode ser algo demorado e maçante em muitos casos, mas a tecnologia está transformando a maneira de planejar em muitas empresas. Se antes a projeção de folha de pagamento levava horas ou dias, hoje é realizada em poucos minutos.

O software de gestão orçamentária auxilia profissionais de controladoria e gestão a desenvolver o planejamento financeiro e estratégico da companhia de uma forma muito mais rápida, segura e eficiente. Com tal ferramenta, é possível projetar o fluxo de caixa, assim como vendas, investimentos e realizar projeção de cenários.

A grande vantagem desse tipo de tecnologia é que ela foi desenvolvida especialmente para atender às necessidades dos profissionais de controladoria e gestão, eliminando os problemas comuns enfrentados com planilhas e proporcionando um planejamento financeiro assertivo, com uma consolidação de resultados muito mais rápida e segura.

Além disso, há modelos de software com armazenamento na nuvem, o que possibilita ainda mais mobilidade e segurança ao gestor, além de também funcionarem como SaaS, proporcionando um excelente custo-benefício à empresa. Vale a pena pesquisar a respeito e tirar as dúvidas sobre as vantagens para o seu segmento.

Software Alstrategy Fluxo

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, Rolling Forecast, tesouraria