Blog, Controladoria

Projeção financeira: Como manter o budget ajustado na sua empresa

Projeção financeira: Como manter o budget ajustado na sua empresa

Estamos vivendo tempos difíceis. Em meio a uma grande instabilidade político-econômica, inflação alta, dólar nas alturas, desemprego, é complicado manter as finanças sob controle. Se para a pessoa física já é difícil, imagina para a pessoa jurídica, que precisa cuidar da saúde financeira da empresa e dos colaboradores em meio à crise.

Bom mesmo seria ter uma visão do futuro para ter a certeza que tudo vai melhorar e que a instituição sairá ilesa dessa turbulência, não é mesmo? Infelizmente, ninguém é vidente para prever os acontecimentos futuros, mas é possível se programar para o que está por vir.

Por isso, a projeção orçamentária é de suma importância para que os profissionais de controladoria e gestão possam administrar os recursos da empresa da melhor forma, gerando lucratividade mesmo em tempos conturbados economicamente.

Projeção financeira otimizada ao máximo

Quando o gestor realiza o planejamento orçamentário da empresa, é possível optar por fazer a partir da projeção por histórico ou um orçamento base zero. Para qualquer uma das opções, é importante realizar uma boa análise de DRE, um levantamento minucioso das despesas, para fazer uma projeção de fluxo de caixa mais assertiva. Assim, é possível identificar despesas que podem ser cortadas, ajustando os recursos às necessidades de cada centro de custo.

A projeção de volumes e custos também é importante nesse levantamento de despesas. Por meio dela, o gestor poderá realizar a projeção de todos os materiais utilizados pela empresa, assim como insumos, maquinário, equipamentos, transportes, entre outros custos e então, calcular impostos para o período, projetar mudanças climáticas que possam interferir na produção, alterações de câmbio no caso exportações ou importações e outras variantes que podem impactar no fluxo de caixa.

O planejamento de RH também é importante para realizar a projeção da folha de pagamento, visto que esta é responsável por cerca de 80% das despesas de uma empresa. Os planejamentos de investimentos e de vendas também são indispensáveis para que o gestor possa projetar metas, recursos destinados a cada centro de custo, unidades e projetos, para realizar um planejamento financeiro mais assertivo e ajustado.

Software Alstrategy Plano

Mais mobilidade a sua gestão financeira

Para agilizar o processo orçamentário, tornando-o mais dinâmico, seguro e eficiente, há softwares de planejamento orçamentário que auxiliam a desenvolver o planejamento estratégico da empresa com todos os recursos citados acima e também a análise de performance dos indicadores de desempenho, planos de ação, forecast e uma série de funcionalidades que otimizam a gestão financeira da instituição.

Além disso, há modelos de aplicativo de gestão orçamentária em versão mobile, com armazenamento na nuvem e com webservice que possibilita a integração do aplicativo com outros sistemas de apoio. É mais seguro, já que toda a movimentação fica registrada e é possível definir horários de acesso, assim como os usuários que estão autorizados a utilizar o software.

Se o investimento preocupa, fique tranquilo. Há opções que funcionam como SaaS (Software As A Servivce), dispensando a obsoleta venda de licenças a valores exorbitantes. É possível utilizá-lo como serviço, usufruindo das soluções pelo tempo que quiser. Vale muito a pena pesquisar sobre o assunto e investir em uma ferramenta que possibilita o controle das finanças e resultados expressivos a empresa.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Budget, Projeção Financeira