Blog, Controladoria

Projeção de orçamento empresarial: Controle as finanças assertivamente

Todo ano é a mesma coisa: O tempo passa voando e quando nos damos conta, o ano já acabou. Quais são seus planos para o próximo período? Você já sabe tudo que irá fazer? Imagine se cada um soubesse todas as ações a serem realizadas mês a mês? O quanto iria gastar em cada semana, tudo que iria comprar, ter todas as despesas discriminadas e planejadas?

Coisa de maluco, não é mesmo? Para pessoas físicas, pode até ser um tanto quanto distante da realidade, mas para empresas, essa prática é bem comum. No segundo semestre, os profissionais de controladoria e gestão desenvolvem o planejamento orçamentário, realizando a projeção de fluxo de caixa para definir o orçamento empresarial e discriminar todas as despesas do ano seguinte.

Planejamento financeiro empresarial

Para que a empresa tenha uma boa saúde financeira, com o controle de budget ajustado às necessidades de unidades e centros de custo, é necessário fazer uma análise de DRE criteriosa, eliminando despesas que podem estar enraizadas em planejamentos passados.

Para compor o planejamento de despesas, é importante fazer a projeção da folha de pagamento para um planejamento de RH assertivo e assim, projetar todas as despesas comuns ao setor, preparando o caixa da empresa. Além disso, o planejamento de investimentos é crucial para determinar a compra de bens e produtos, projetando a depreciação e as parcelas de pagamento.

Se o segmento de atuação for indústria, a projeção de volumes e custos vai auxiliar os gestores a planejar os custos com matéria-prima, alinhar custos, produtos e estoque de acordo com o planejamento estratégico da empresa. A análise de cenários também é um recurso muito utilizado para realizar a projeção orçamentária para possíveis trajetórias que a instituição venha a trilhar.

Software Alstrategy Plano

Aplicativos de gestão orçamentária

A fim de otimizar o processo orçamentário, utilizando uma equipe mais enxuta e desenvolvendo o planejamento financeiro de forma mais rápida e segura, muitas empresas estão utilizando softwares de gestão orçamentária. Além dos recursos abordados nesse artigo, tais aplicativos também realizam análise de performance, planos de ação e ainda auxiliam na determinação e monitoramento dos indicadores de desempenho.

Há modelos com armazenamento na nuvem, garantindo mais mobilidade e segurança ao gestor. Os dados são criptografados e o acesso ao sistema autorizado pelo administrador. A gestão do tempo é aprimorada, já que não é mais necessário ficar preso ao escritório para realizar o gerenciamento financeiro empresarial.

E essa maravilha de ferramenta não precisa custar os olhos da cara. Apesar de ter opções bem salgadas no mercado, o AllStrategy Plano é um exemplo de software de planejamento orçamentário que possui soluções extraordinárias para diversos segmentos, com tecnologia 100% na nuvem e ainda funciona como SAAS, proporcionando um excelente custo-benefício para os usuários.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: