Projeção de Balanço: O que é e a sua importância.

Para quem não é da área financeira, o termo balanço patrimonial causa arrepios. Para os profissionais de controladoria e gestão, tal recurso faz parte do cotidiano da empresa.

Projeção de balanço

O balanço é uma demonstração financeira representada por um relatório exigido por lei, que consiste no equilíbrio dos bens, obrigações e participação dos acionistas. Isto é: O ativo, composto por bens e direitos tem que ser equivalente ao passivo, composto pelas obrigações da empresa com terceiros, e ao patrimônio líquido, que é o investimento dos acionistas (reservas de lucro, entre outros).

Projeção de balanço

Se o balanço é importante para evidenciar quantitativamente e qualitativamente a posição financeira da corporação em determinado momento, ao realizar o planejamento orçamentário, a projeção do balanço torna-se ainda mais essencial para a saúde das finanças da corporação.

 

Projeção de balanço

A partir das informações já projetadas no planejamento como dados de vendas, estoque, despesas, investimentos e fluxo de caixa, é possível realizar a projeção do balanço, aumentando a assertividade da gestão orçamentária.

Projeção de balanço

Há ferramentas que automatizam o processo orçamentário e proporcionam um balanço projetado muito mais rápido, seguro e eficiente. Com a parametrização de dados existentes, é possível acompanhar o balanço patrimonial durante a evolução do planejamento, visualizando as operações de débito e crédito.

Projeção de balanço

Além disso, é possível realizar a auditoria dos dados projetados, para validar a origem e valores. É possível compor a projeção do balanço é possível utilizar as informações do DRE, fluxo de caixa, investimentos, variáveis e constantes.

 

Software de gestão orçamentária

A tecnologia trouxe avanços para a controladoria como um todo. Há softwares de gestão orçamentária que realizam, não só a projeção de balanço, mas também planejamento de RH, projeção de cenários, planejamento de investimentos, forecast, além de auxiliar na criação e acompanhamento de indicadores de desempenho e planos de ação.

Projeção de balanço

Há modelos que possuem módulos de gestão matricial de despesas e mapas estratégicos, este último inclusive, auxilia no planejamento estratégico de empresas dos mais diversos segmentos. Além disso, é possível encontrar ferramentas com armazenamento na nuvem e que funcionam como SAAS. Isso por si só, já um excelente motivo para a aquisição. Pesquise e escolha o software que atenda às necessidades da sua instituição.

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo.