Blog, Controladoria

Planos de ação: Solução eficiente para sua gestão

Planos de ação: Solução eficiente para sua gestão

Com a tecnologia em constante evolução, a sensação é que muitas coisas acontecem ao mesmo tempo. Não é para menos. Com tantos softwares, aplicativos e ferramentas disponíveis no mercado, nos acostumamos a ser multifacetados, desenvolvendo várias atividades ao mesmo tempo.

Na empresa não é diferente. Todo ano, vários objetivos são traçados, sendo preciso estar atento aos indicadores de desempenho para saber se os resultados estão caminhando conforme a estratégia traçada. No entanto, quanto maior a quantidade de metas lançadas e pessoas envolvidas em cada etapa, mais complicado fica para acompanhar a evolução das tarefas.

Aproveitando o crescimento constante da tecnologia, gestores estão utilizando ferramentas especificas que auxiliam a ter mais controle de processos, possibilitando uma melhor assertividade no cumprimento dos objetivos estratégicos. Tal recurso é o plano de ação.

Software Alstrategy Plano

Plano de ação

Planos de ação são atividades estabelecidas a partir de um objetivo, com prazos de execução, recursos necessários, responsáveis e participantes. Tais atividades são monitoradas por etapas até a sua conclusão. Muitas empresas ainda desenvolvem e acompanham os planos de ação por meio de planilhas, mas essa pode não ser mais a melhor opção.

Atualmente, softwares otimizaram e muito o trabalho de muitos gestores. Com tais ferramentas é possível automatizar o processo, controlando em tempo real a evolução dos planos de ação, monitorando o cumprimento de cada etapa, notificando o responsável por atrasos e conclusões de tarefas e com a possibilidade de incluir comentários e justificativas, a fim de deixar o gerenciamento mais transparente.

Tais planos de ação podem ser vinculados aos objetivos dos mapas estratégicos ou não, conforme a necessidade da empresa. E se a preocupação é com a privacidade, há softwares que possibilitam ao gestor a determinar a visibilidade dos planos de ação para cada membro da equipe.

A tecnologia vai além

Não é só em planos de ação que a tecnologia trouxe benefícios. Hoje em dia, a tendência é ter um processo muito mais unificado, com vários recursos em uma só ferramenta. Uma prova disso, são modelos de softwares de gestão orçamentária que possuem funcionalidades específicas para controladoria e também, planejamento estratégico.

Há opções no mercado que oferecem planejamento de RH, vendas, investimentos, assim como a projeção de cenários, criação de modelos de despesas e receitas, análise de performance, forecast, além dos indicadores de desempenho e planos de ação.

Desta forma, a gestão financeira e estratégica da empresa fica muito mais assertiva, rápida e eficiente. O orçamento fica ajustado às necessidades de cada unidade e centro de custo, as estratégias são monitoradas com mais eficácia e os resultados são identificados com maior precisão. E há softwares de gestão orçamentária que funcionam como SaaS e possuem armazenamento na nuvem, proporcionando um melhor custo-benefício a quem o contrata.

Software Alstrategy Fluxo

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, plano de ação, tesouraria