Blog, Controladoria

Planejamento econômico: Recursos indispensáveis na controladoria

Planejamento econômico: Recursos indispensáveis na controladoria

O carnaval acabou e agora 2017 parece realmente ter começado. Nessa época, pós-folia, é quando as atenções se voltam para os problemas sócio-econômicos que o país enfrenta e os brasileiros ficam mais atentos aos escândalos políticos que constantemente acontecem.

Os profissionais de controladoria e gestão não podem se dar ao luxo de determinar o orçamento empresarial depois do carnaval. O planejamento orçamentário é realizado meses antes do fim do ano, para que, de maneira estratégica, a empresa possa ter um melhor gerenciamento financeiro.

Para um planejamento financeiro eficiente, alguns recursos são indispensáveis e nesse artigo iremos abordar como tais ações podem proporcionar um controle de budget mais assertivo.

Recursos eficientes na gestão orçamentária

Em primeiro lugar, não adianta pensar em uma boa receita, em lucratividade, se não for criterioso quanto às despesas. Portanto, uma análise de DRE é importante para avaliar receitas e despesas de unidades e centros de custo e identificar as necessidades de cada um.

O planejamento de RH auxilia a empresa a projetar encargos e despesas comuns ao setor, planejando a folha de pagamento para que o fluxo de caixa não seja comprometido. A projeção de vendas é importante para definir metas por região, unidades, produto e vendedores. O planejamento de investimentos auxilia a instituição a planejar a aquisição de bens, projetando parcelas de pagamento e calculando depreciação e imobilização.

Além disso, para um planejamento orçamentário assertivo, a projeção de cenários é um excelente recurso para testar futuras estratégias e analisar possíveis trajetórias. O forecast auxilia o gestor a revisar o orçamento e ajustá-lo de acordo com que foi definido no planejamento econômico inicial.

Determinar indicadores de desempenho e criar planos de ação também é de suma importância para atingir os objetivos almejados e assim, conseguir melhores resultados. Realizar a análise de performance do planejado x realizado também é indispensável para mensurar e monitorar a gestão orçamentária.

Software Alstrategy Plano

A tecnologia a serviço da controladoria

Para tornar o processo orçamentário mais ágil, seguro e eficiente, muitas empresas estão utilizando software de gestão orçamentária para obter um melhor controle financeiro. Além de realizar todos os recursos citados acima, tal ferramenta possibilita uma consolidação de resultados muito mais rápida.

O software de gestão financeira, ao contrário do que se pensa, proporciona mais segurança ao gestor, já que é possível determinar os usuários, horários e dispositivos que estão autorizados a acessar o sistema. Toda a movimentação é monitorada e fica registada em backup de alta disponibilidade.

Há modelos que possuem armazenamento na nuvem, possibilitando mais mobilidade ao gestor, que pode acessar seus dados e monitorar o orçamento de outros lugares. E se a preocupação é com o investimento, há aplicativos que funcionam como SaaS e, portanto, possuem um excelente custo-benefício para a instituição.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, Planejamento econômico, Planejamento Orçamentário