Planejamento de custos: Orçamento empresarial 2018.

Empresas que possuem uma cultura orçamentária, realizam o planejamento financeiro com a máxima antecedência. Enquanto a maioria fecha o orçamento do próximo período em meados de novembro do ano vigente, outras realizam o Rolling Forecast, que além de proporcionar maior controle orçamentário, faz com que a projeção financeira seja realizada mês a mês e não somente em um determinado período.

Planejamento de custos

Embora 2018 já esteja aí, ainda dá tempo para desenvolver o planejamento de custos da sua empresa, de forma completa e assertiva. Nesse artigo iremos abordar algumas dicas simples para a sua empresa realizar uma gestão financeira mais eficiente.

 

De olho nos detalhes

Um orçamento bem amarrado, que atenda às necessidades de unidades e centros de custos, que proporcione bons resultados à empresa, se atém a detalhes.

Planejamento de custos

Para isso, é necessário realizar o planejamento de RH para detalhar todas as despesas e encargos comuns ao setor, assim como o planejamento de vendas para definição de metas, estrutura comercial, entre outros. O planejamento de investimentos também é importante para projetar a aquisição de bens e suas formas de pagamento.

Planejamento de custos

A criação de modelos de despesas e receitas auxilia aos gestores a controlar as finanças mais assertivamente. Da mesma forma, a projeção de cenários ajuda a testar estratégias e visualizar prováveis caminhos que a empresa poderá seguir. Ainda há corporações que utilizam a gestão matricial de despesas e mapas estratégicos para uma melhor gestão empresarial.

 

Use a tecnologia ao seu favor

Mais importante que realizar todos os recursos citados acima, é a maneira que serão realizados. Enquanto muitas empresas ainda utilizam as planilhas para desenvolver o processo orçamentário, cresce cada vez mais o número de corporações que estão utilizando software de gestão orçamentária para ganhar tempo e obter muito mais segurança.

Planejamento de custos

Isso porque o software automatiza tais recursos, consolidando resultados e fazendo com que todas as informações fiquem registradas em backup de alta disponibilidade. Além disso, o sistema possibilita definir quais usuários estão autorizados a utilizar a plataforma, assim como o que pode ser visualizado ou não.

Planejamento de custos

O planejamento financeiro é realizado de formam mais assertiva e a análise de performance em tempo real, proporciona mais controle do planejado x realizado. É possível realizar forecast, análise de DRE e muitos outros recursos. Há modelos de software que possuem armazenamento na nuvem e funcionam como SAAS, reduzindo o investimento na aquisição e o tempo de implantação.

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo.