Blog, Gestão Empresarial

Planejamento de 13º salário: Como efetuar o pagamento em dia

Planejamento de 13º salário: Como efetuar o pagamento em dia

Nessa época do ano, todas as atenções se voltam para uma única coisa: o 13º salário. Para aqueles que vão receber o benefício, seja parcelado ou não, já ficam imaginando como vão gastar o dinheirinho extra, no que irão investir, se irão colocar as contas em dia ou farão alguma viagem, entre outras finalidades.

Já para o empregador, esse momento significa uma despesa a mais e, com o momento conturbado que o país está enfrentando política e economicamente, para muitas instituições, tal período virá carregado com uma tensão a mais.

E na sua empresa? Como será o pagamento do 13º salário? Parcelado ou em uma única vez? Atrasado ou em dia? Como ficará seu fluxo de caixa?

Enquanto muitas empresas estão atravessando dificuldades financeiras e sofrendo para efetuar o pagamento da gratificação, outras se prepararam melhor para o período. A pergunta que não quer calar é: Como realizar o pagamento do 13º salário sem sofrimento em tempos de crise?

Planejamento financeiro

A solução é planejamento. Quando a empresa realiza o planejamento de despesas, desenvolvendo uma projeção orçamentária eficiente, tais períodos de concentração de gastos não causam impacto negativo no fluxo de caixa.

O 13º salário faz parte das despesas da folha de pagamento, que costumam representar mais de 80% das despesas da empresa como um todo. Desta forma, a melhor maneira de controlar tais gastos com salários, encargos, dissídio coletivo, bonificações, entre outros, é o planejamento de RH.

Além disso, para uma projeção de fluxo de caixa assertiva e um planejamento econômico eficiente, é necessário realizar uma análise de DRE criteriosa, o planejamento de investimentos, projeção de volumes e custos, no caso de industrias e o planejamento estratégico alinhado às expectativas de gestores de unidades e centros de custo e à diretoria da empresa.

Software Alstrategy Plano

Bem-vindo à era digital

A transição do impresso para o digital foi rápida e a tecnologia só avança. Se ainda há empresas que desenvolvem o planejamento orçamentário em planilhas, outras otimizam a gestão do tempo com aplicativos que tornam a projeção financeira mais eficaz.

Tais ferramentas possibilitam desenvolver o planejamento financeiro com os recursos citados nesse artigo, além de análise de performance do planejado x realizado, auxílio a profissionais de controladoria e gestão para definir indicadores de desempenho e planos de ação, realizar forecast e projeção de cenários.

E antes que você se preocupe com grandes investimentos, saiba que há modelos que funcionam via SaaS e o custo é bem menor do que outros que ainda vendem licença de uso. Ainda há softwares de gestão orçamentária que possuem armazenamento na nuvem, proporcionando mobilidade ao gestor. O gerenciamento financeiro da empresa fica muito mais assertivo, eficiente e rápido. Se você gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: 13º salário, Planejamento