Orçamento empresarial: Saiba como gerir o budget de forma inteligente.

Imagine tentar encher uma pia com água sem fechar o ralo. Pode parecer uma alusão clichê e um tanto boba, mas é assim que funciona um orçamento mal administrado. Não adianta ter uma grande receita, se as despesas escoam desgovernadas para um ralo imaginário, como citamos no exemplo acima.

Normalmente, no intuito de controlar as finanças e diminuir as despesas, muitas empresas cortam investimentos, fazem demissões em massa e reduzem os gastos em materiais, optando por fornecedores mais baratos, mas que muitas vezes são de qualidade inferior. Como já dizia a vovó: o barato saí caro.

Orçamento empresarial

É possível ajustar o budget de forma inteligente, realizando um bom planejamento orçamentário, realizando a projeção de fluxo de caixa com o planejamento de despesas por meio de ferramentas que possibilitam uma gestão financeira muito mais assertiva.

 

Foco no planejamento

Para manter as despesas sob o controle, primeiramente devemos organizá-las. Um planejamento financeiro adequado para uma projeção orçamentária eficaz, é aquele que leva em consideração as necessidades de cada unidade e centros de custo.

Orçamento empresarial

Para isso, é indispensável realizar uma projeção de volumes e custos para avaliar cada despesa, seja com maquinários, insumos, deslocamento, material, levando em consideração todas as variáveis que podem impactar nas mesmas, como impostos, variações de câmbio, petróleo, entre outros. O planejamento de investimentos também traz excelentes resultados no processo orçamentário.

Orçamento empresarial

O planejamento de RH também é de suma importância para controlar o budget da empresa. Ao realizar a projeção de folha de pagamento, o gestor deve planejar todas as contratações e demissões previstas para o ano, assim como todos os encargos comuns ao setor, já que estes somam até 80% dos gastos da empresa e se não forem devidamente alinhados, podem coincidir entre si, desestabilizando gravemente o caixa da companhia.

 

O menos é mais

São muitos os recursos utilizados por gestores financeiros para desenvolver um planejamento econômico de acordo com as metas e expectativas da empresa, mas nem por isso tal tarefa precisa ser demorada e mobilizar um grande número de pessoas.

Com a escolha da ferramenta correta, é possível desenvolver um orçamento empresarial eficiente, com uma equipe mais enxuta. Muitas instituições estão utilizando softwares de gestão orçamentária que possibilitam o planejamento financeiro com análise de performance do planejado X realizado, desenvolvimento de planos de ação, indicadores de desempenho, projeção de cenários, forecast e uma série de funcionalidades indispensáveis na missão de um budget ajustado.

Orçamento empresarial

Além disso, possibilita o orçamento colaborativo e até mesmo a governança corporativa na empresa, visto que as finanças ficam transparentes e todo processo registrado no aplicativo, proporcionando segurança aos gestores. Há modelos com armazenamento na nuvem, com acesso mobile e ainda que funciona via SAAS, onerando menos para instituição.

Orçamento empresarial

São muitas vantagens e com certeza, uma excelente alternativa para aqueles que desejam controlar efetivamente as finanças de uma forma saudável e com ótimos resultados.

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo.