Blog, Controladoria

Orçamento empresarial na nuvem: É seguro?

Há alguns anos, o termo “armazenamento na nuvem” gerava muitas dúvidas, pois não se sabia onde estaria a tal nuvem.

Tal recurso possibilita salvar documentos, fotos, vídeos, e outros arquivos, em servidores online com capacidade de armazenamento estendida, sem comprometer o espaço de computadores ou dispositivos móveis. Hoje em dia, a sua utilização é tão comum que muitas vezes fazemos o uso do recurso e nem tomamos o conhecimento disso. Por exemplo, se você utiliza o Gmail, está usando um serviço na nuvem.

O aumento na utilização desse recurso e a mudança na forma de consumo, fez com que as empresas de software começassem a oferecer seus sistemas como SaaS, possibilitando que os usuários utilizem um sistema sem precisar instalar nada, ampliando o acesso à tecnologia por um custo menor. Há diversas opções de softwares no mercado que auxiliam as empresas a controlar sua produção, organizar o processo de vendas, melhorar o relacionamento com o cliente e também desenvolver o planejamento estratégico e orçamentário.

A ideia de estruturar o orçamento empresarial, deixando de lado as inúmeras planilhas, para projetar receitas, despesas, folha de pagamento, balanço patrimonial, assim como todos os números da empresa em um software na nuvem, pode assustar em um primeiro momento. A pergunta que vem à cabeça é: realizar o orçamento empresarial na nuvem é seguro?

O fato de manter todos os dados armazenados em um servidor local pode parecer mais seguro, mas não é. As companhias provedoras de tecnologia na nuvem como a Microsoft, Google, Apple, entre outras, criptografam as informações armazenadas e as dividem vários servidores espalhados pelo mundo, dificultando a ação de hackers.

Além disso, a perda de dados é minimizada com a tecnologia cloud, já que se um servidor falhar, há muitos outros em funcionamento para suprir o erro. Os investimentos no armazenamento na nuvem crescem a cada ano, fazendo com que os grandes profissionais da área utilizem seus esforços para garantir uma maior segurança aos usuários. As companhias estão constantemente inovando em criptografia, backups, recursos de TI, para manter os dados armazenados seguros.

Então, mesmo que os dados financeiros e estratégicos da sua empresa sejam de extrema confidencialidade, armazená-los em um software na nuvem que possua todos os protocolos de segurança, além de ser seguro, pode trazer muitos benefícios para os negócios, desde redução de custos até melhorias na forma de gerir, executar tarefas e analisar resultados.

Software Alstrategy Plano

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Orçamento Empresarial, SAAS