Orçamento empresarial: Bem-vindos ao século XXI

Você é daquelas pessoas que quando surge um novo aplicativo ou uma nova rede social, corre para poder usar e sempre está antenado às novidades tecnológicas? Com a velocidade que os aplicativos estão sendo lançados no mercado, fica até complicado saber de todas as opções disponíveis no momento.

No entanto, alguns já fazem parte do nosso cotidiano. Hoje em dia, é muito difícil alguém que não utilize no celular aplicativos de redes sociais, música, conversa, delivery, banco e etc. São soluções que facilitam o dia a dia, encurtando distâncias, fazendo com que as pessoas ganhem tempo e fiquem mais conectadas.

Orçamento empresarial

E nas empresas, tais aplicativos também facilitam a jornada diária de trabalho?

Em alguns casos, sim. O Facebook, Twitter, Instagram, SnapChat e até o WhatsApp são utilizados para a venda de produtos e serviços, assim como eventos e outras coisas. No entanto, para processos mais enraizados, não acontece o mesmo.

 

Orçamento empresarial

Para o planejamento orçamentário, muitas empresas ainda utilizam as planilhas como principal recurso para desenvolver o orçamento. Apesar de ser uma excelente ferramenta, são comuns acontecerem erros e bugs que comprometem a consolidação dos dados.

Orçamento empresarial

Afinal, tais planilhas costumam ser compartilhadas entre a equipe, e com uma série de fórmulas, páginas e versões, as chances de acontecer alguma falha é grande.

Orçamento empresarial

Enquanto muitos gestores preferem correr tais riscos, mantendo a cabeça fechada para novas tecnologias que otimizam o processo orçamentário, deixando-o mais seguro e assertivo, outros acompanham a evolução do mercado, optando por novas ferramentas.

 

Software de planejamento financeiro e estratégico

Já faz algum tempo que os softwares de gestão orçamentária estão fazendo a diferença no dia a dia de profissionais de controladoria e gestão. Cada vez mais o número de empresas adeptas à tais soluções.

Não é à toa. O software possibilita a realização do planejamento financeiro e estratégico em muito menos tempo do que quando realizado em planilhas. É possível planejar as vendas, a folha de pagamento, investimentos, com uma série de recursos que proporcionam um controle orçamentário muito mais assertivo.

Orçamento empresarial

Além disso, é possível criar modelos de despesas e receitas, fazer projeção de cenários, forecast e em alguns casos, até mesmo a gestão matricial de despesas e criar mapas estratégicos. A análise de performance do planejado x realizado é clara e rápida, com a possibilidade de criar indicadores de desempenho, planos de ação e ainda auditoria dos dados.

Orçamento empresarial

E a segurança do processo orçamentário é muito maior, já que tudo fica registrado no sistema, o acesso varia de acordo com os usuários e há versões que possuem armazenamento na nuvem, aumentando a proteção das informações e reduzindo o investimento com a ferramenta.

Vale a pena pesquisar a respeito.

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo.