Orçamento empresarial: A hora é agora.

Esse é o momento do ano escolhido pelas maiorias das empresas para definir o orçamento e planejar as ações do próximo período. Pode até parecer cedo para pessoas que não possuem contato com área de controladoria, mas os profissionais de finanças já estão acostumados a realizar a projeção orçamentária em meados de Setembro.

Orçamento empresarial: A hora é agora.

Para tal, uma profunda análise de DRE é normalmente realizada, para que os dados possam ser projetados de acordo com os objetivos e as metas da empresa e então, definir o orçamento do próximo ano.

Portanto, é natural que nesse momento, muitas empresas busquem soluções tecnológicas que possam otimizar o processo orçamentário, possibilitando mais versatilidade, segurança e eficiência na composição do planejamento financeiro. Tal movimento do mercado evidencia que as corporações não só desejam definir o orçamento de 2018, mas também reinventar a maneira de fazê-lo.

Orçamento empresarial

Aposente as planilhas

Quem nunca precisou usar o Excel? As planilhas estão presentes na gestão de muitos setores da empresa e costumam ser as queridinhas dos profissionais de controladoria. Isto porque é uma prática comum desenvolver o planejamento orçamentário por meio de tal recurso, gerando diversas planilhas que são divididas entre os membros da equipe e geridas por este grupo de pessoas.

Orçamento empresarial: A hora é agora.

Já a consolidação de resultados não é uma tarefa fácil para o gestor, que precisa tabular todos os dados, conferir o funcionamento das fórmulas e verificar possíveis erros. Quanto maior a empresa, mais planilhas são necessárias, mais trabalho é gerado e mais demorado é processo.

Enquanto muitas empresas aderem ao uso de ferramentas de BI ou de Scrum para otimizar a análise de dados e organizar projetos, e continuam dependentes das planilhas, outras corporações estão aderindo ao software de gestão que concentra diversos recursos em uma só ferramenta e ainda minimiza o uso do Excel na projeção orçamentária.

Orçamento empresarial: A hora é agora.

Software de gestão orçamentária

Tal aplicação possibilita o planejamento de vendas, projeção da folha de pagamento, planejamento de investimentos, volumes e custos, modelos de despesas e receitas e ainda possibilita a projeção de cenários, GMD, mapas estratégicos, entre outros.

Orçamento empresarial: A hora é agora.

O software de planejamento orçamentário ainda possui relatórios, dashboard e campos para comentários, proporcionando análise de performance do planejado x realizado e interação com a equipe em um mesmo lugar. O processo orçamentário fica muito mais seguro, rápido e eficiente e a consolidação de resultados é feita em poucos segundos.

As informações ficam seguras em backups de alta disponibilidade, toda a movimentação fica registrada no sistema  e os acessos são restritos pelo administrador. Se o software possuir armazenamento na nuvem, além de mais mobilidade, o gestor terá uma implantação muito mais rápida e barata, visto que dispensa esforços de TI. E ainda há modelos que funcionam como SAAS, fazendo com que a empresa possa utilizar o sistema como um serviço.

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo.