Orçamento descentralizado: Otimize a gestão financeira da sua empresa.

Nós costumamos concentrar as tarefas em nós mesmos. Afinal, não é à toa que existe o ditado: “Quer melhor, faça você mesmo”. No entanto, é importante saber dividir responsabilidades e delegar tarefas.

Assim, é possível otimizar o tempo e ter uma flexibilidade maior nas atividades.

Orçamento descentralizado

Em uma empresa, é comum que a diretoria concentre a tomada de decisão em questões estratégicas e financeiras da instituição, inclusive sobre o orçamento empresarial do ano. Normalmente, a cúpula determina a verba de cada unidade e/ou centro de custo e estes administram de acordo com o estipulado.

Orçamento descentralizado

Todavia, muitas empresas estão adotando outra forma de gestão orçamentária, que vem apresentando excelentes resultados, proporcionando um budget ajustado às necessidades de cada setor: O orçamento descentralizado.

 

Orçamento descentralizado

O orçamento descentralizado, também conhecido por orçamento colaborativo ou participativo, é um conceito que faz com que os gestores participem do planejamento financeiro, auxiliando na determinação do orçamento empresarial. Assim, tal ação sai das mãos de um pequeno grupo de pessoas, diretoria ou presidência, e se expande para outros níveis da instituição.

Orçamento descentralizado

Para realizar a descentralização do orçamento, é necessário que cada gestor responsável por unidades e centros de custos avaliem as metas e objetivos, para então determinar o orçamento, levando em consideração às necessidades reais de cada um. Desta forma, cada responsável assume a administração do budget e o cumprimento do que foi acordado.

Orçamento descentralizado

O orçamento descentralizado auxilia a instituição a determinar um orçamento mais assertivo, visto que ninguém melhor do que os gestores que atuam em cada setor, para saber o quanto cada um gasta. Além disso, faz com que a equipe fique engajada em manter o budget ajustado, já que a responsabilidade fica concentrada em cada núcleo.

 

Como a tecnologia pode auxiliar.

Para os profissionais de controladoria e gestão, o orçamento descentralizado pode se tornar um desafio um tanto quanto cansativo, se este for realizado por meio de planilhas. Imagina distribuir uma série de planilhas entre os gestores de unidades e centros de custo, para estes realizarem o gerenciamento financeiro e depois, fazer a consolidação de resultados de todos os documentos? Demandaria tempo e paciência. No entanto, é o que muitas empresas ainda fazem.

Orçamento descentralizado

Para otimizar a gestão financeira e tornar o planejamento orçamentário ainda mais assertivo, dinâmico e eficiente, instituições dos mais diversos segmentos estão utilizando software de gestão orçamentária, que possibilita realizar o orçamento descentralizado com mais segurança e agilidade. Além disso, auxilia a desenvolver o planejamento de RH, vendas, investimentos, projetar cenários e muitos outros recursos.

Orçamento descentralizado

 

Tais ferramentas ainda possibilitam análise de performance do planejado x realizado, a determinar indicadores de desempenho, criar planos de ação e ainda a realizar a gestão matricial de despesas (GMD). Há modelos que possuem relatórios de fácil visualização, dashboard com ampla variedade de gráficos e a consolidação de resultados é realizada em poucos segundos.

Assim, é possível realizar o orçamento descentralizado e ainda ter uma gestão orçamentária muito mais eficaz.

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe em suas redes sociais. Deixe seu comentário baixo.