Gestão Matricial de Despesas (GMD): Entenda como otimizar o orçamento empresarial.

Muitas vezes o orçamento de uma instituição é desenvolvido pela diretoria da empresa, a partir de uma projeção de histórico, aliando as expectativas da cúpula ao planejamento estratégico, para atingir os objetivos almejados.

No entanto, quando o orçamento empresarial fica concentrado nas mãos de um controller, de um gerente financeiro ou até mesmo dos membros da diretoria, o planejamento orçamentário pode ficar defasado, visto que despesas desnecessárias podem passar desapercebidas e as reais necessidades de cada centro de custo e unidades de negócio não são ignoradas.

Gestão Matricial de Despesas

No orçamento colaborativo ou participativo, o desenvolvimento do planejamento financeiro é dividido entre os gestores dos setores e unidades, fazendo com que a equipe fique mais engajada em atingir os números propostos, destacando as despesas especificas de cada centro de custo, proporcionando um budget mais ajustado.

Gestão Matricial de Despesas

Na gestão matricial de despesas, o orçamento também é descentralizado, dividindo fatores que compõe o controle orçamentário em eixos que são cruzados em uma matriz, que servirá de base para gerenciar todo o processo. Nesse artigo, vamos abordar o que é GMD e como esse recurso pode otimizar a gestão orçamentária da sua empresa.

 

Gestão Matricial de Despesas

Para desenvolver o planejamento econômico da empresa, é necessário levantar todas as despesas, custos e investimentos da instituição. Na gestão matricial de despesas, tais fatores são divididos em dois eixos principais: Pacotes e Entidades.

No eixo pacotes ficam os grupos de receitas, custos, despesas e investimentos. No eixo entidades ficam os centros de custo e unidades de negócio. No desenvolvimento do orçamento matricial, os pacotes são relacionados as entidades e então, é determinado um gestor responsável.

Gestão Matricial de Despesas

Vamos supor que um pacote é despesas com combustível. Tal gestor é responsável pelas despesas com combustível de todas as unidades e centros de custo da empresa, independente de qual setor ele atue. Assim, o risco de gestores inflacionarem seus centros de custo para atingirem as metas mais facilmente, é reduzido. Além disso, despesas, gastos e investimentos são estrategicamente avaliados, para encaixar dentro do orçamento proposto.

 

Aplicativo de gestão orçamentária

A fim de otimizar o processo orçamentário e ainda proporcionar uma maior assertividade na gestão financeira, muitas empresas estão recorrendo ao uso de softwares de gestão orçamentária, que em alguns modelos, possibilitam a gestão matricial de despesas e mais uma série de recursos.

Gestão Matricial de Despesas

Além de desenvolver o planejamento orçamentário, tais ferramentas realizam análise de DRE, projeção de cenários, planejamento de RH, projeção de volumes e custos, análise de performance, indicadores de desempenho, planos de ação, entre outros.

Gestão Matricial de Despesas

Há aplicativos com armazenamento na nuvem e o gestor pode acessar os dados pelo navegador de smartphones e tablets, proporcionando muito mais mobilidade ao controle orçamentário. Há excelente opções no mercado, como o Plano, que possui mais de 1.000 funcionalidades e funciona como SAAS, com excelente custo benefício para os seus usuários.

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo.