Blog, Gestão Empresarial

Gestão do tempo: Tenha mais mobilidade para gerenciar sua empresa

Gestão do tempo: Tenha mais mobilidade para gerenciar sua empresa

Um dia tem 24 horas e, muitas vezes, elas não são suficientes para tudo que se tem para fazer. Para dar conta de todas as tarefas do trabalho e ainda ter espaço para outras atividades, é preciso saber gerenciar o tempo.

A Gestão do Tempo é uma metodologia na qual o gestor fica responsável por organizar o seu tempo, fazendo com que o mesmo seja capaz de desempenhar várias tarefas em um prazo menor. Na internet, há uma infinidade de artigos, dicas e resenhas de livros sobre o assunto, mas a intenção desse artigo é abordar o tema por um viés um pouco diferente: A gestão do tempo empresarial por meio da mobilidade. 

A mobilidade é o que te move

Você já imaginou sua vida sem o celular? Sem um tablet, sem um notebook? Hoje em dia, é muito difícil desempenhar diversas tarefas sem tais dispositivos eletrônicos, pois eles facilitam e muito a vida das pessoas, criando até mesmo uma dependência aos mesmos, o que é considerado uma patologia do mundo moderno.

O que tais dispositivos proporcionam é mobilidade. Antes, para executar algumas ações como efetuar pagamentos, realizar compras, importar ou exportar arquivos, era necessário estar em um determinado local ou fazer isso por meio de um computador de mesa. Atualmente, em um smartphone com acesso à internet, é possível realizar diversas tarefas por meio de uma infinidade de aplicativos, com as mais variadas funcionalidades.

Não só atividades relacionadas ao entretenimento e lazer, mas também voltada ao mercado de trabalho, que exige cada vez mais profissionais antenados às inovações tecnológicas. Imagine um empresário que precisa visitar uma das suas filiais e lá fechar um importante negócio. No aeroporto, ele está aflito, olhando seu e-mail de minuto a minuto, esperando os relatórios com a atualização dos indicadores de desempenho para poder se preparar para a reunião.

Quando eles finalmente chegam, ele tem que abrir um por um e novamente voltar ao e-mail para questionar os gestores sobre alguns pontos. Escreve as mensagens, aguarda as respostas. Porém, ele precisa embarcar e não conseguiu resolver tudo que precisava a tempo. É uma situação comum e corriqueira, mas que não necessariamente tem que acontecer.

Há soluções no mercado que proporcionam mobilidade e agilidade ao administrador, para que ele possa gerir a sua empresa de qualquer lugar.

Gestão empresarial fora do convencional

Se você é capaz de realizar tantas coisas por meio de dispositivos móveis, por que não otimizar a gestão da sua empresa? Pode parecer uma pergunta retórica, mas muitos profissionais ainda estão presos a métodos convencionais por medo de utilizar smartphones ou tablets para gerenciar os processos internos da empresa.

Pense em quanto tempo é perdido atualizando alguma planilha, desenvolvendo algum relatório ou outra função qualquer que limite o profissional ao ambiente físico do escritório. Porém, essa ainda é a realidade de muitos gestores. O maior motivo de tal resistência é a segurança.

É natural achar que os dispositivos móveis são menos seguros do que computadores de mesa, mas isso não é verdade. Qualquer aparelho eletrônico é passível de perdas e falhas. Por isso, é constante os investimentos em segurança pelas empresas que desenvolvem softwares, para que os dados dos usuários sejam preservados e livres de ataques de hackers.

Software Alstrategy Plano

Aplicativo de gestão orçamentária e performance

Agora imagina se você puder acompanhar seus indicadores de desempenho, ter acesso a relatórios e gráficos de fácil visualização e acompanhar os planos de ações do seu celular. Achou utópico? Acredite, porque é possível.

Cada vez mais aumenta o número de empresas que estão utilizando softwares de gestão orçamentária, que auxiliam os gestores a desenvolver o planejamento financeiro da instituição e ainda realizar análise de performance de unidades, centros de custos e projetos. Tais aplicativos proporcionam ao administrador realizar a projeção de fluxo de caixa, analisar o planejado X realizado, fazer revisões por meio de forecast e ainda elaborar cenários.

A fim de proporcionar mais mobilidade ao gestor, há aplicativos com armazenamento na nuvem, fazendo com que o usuário acesse os dados por dispositivos com acesso à internet, sem limitar ao mesmo ao servidor da empresa. Além disso, é possível ter acesso aos dados em tempo real, otimizando o tempo do gestor que está a caminho de uma reunião, aguardando um embarque no aeroporto ou em almoços de negócio.

Além de oferecer mais mobilidade aos usuários, a tomada de decisão fica mais assertiva, já que os gestores têm acesso aos dados de uma forma dinâmica e em tempo real. Se você se interessou, pesquise por tais softwares e encontre aquele que tem o melhor custo benefício para sua empresa.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: Gestão de tempo, Gestão empresarial, Performance