Blog, Controladoria

ERP ou Software de gestão orçamentária? Tenha os dois

ERP ou Software de gestão orçamentária? Tenha os dois

Qual é o desejo das pessoas que abrem uma empresa? Que ela cresça, claro. É o sonho de qualquer empreendedor que seu negócio prospere, ganhe força e notoriedade. Quando isso acontece, é necessário deixar velhos procedimentos para trás e estar atento às novidades do mercado, para ganhar espaço perante a concorrência e conquistar cada vez mais clientes.

Eis que surge então a necessidade de implantar um ERP. Tal sistema é responsável por automatizar todas as operações diárias de uma empresa, como fluxo de caixa, contas a receber, folha ponto dos funcionários, compras, balanço contábil, entre outros. Desta forma, o controle das finanças fica mais assertivo e a gestão empresarial mais organizada.

A implantação do ERP é um passo importante para a corporação, mas não deve ser o único. O sistema é capaz de gerar informações operacionais diárias, mas não realiza a projeção das mesmas. O que isso significa?

Projeção orçamentária

Com um software de gestão orçamentária, é possível utilizar as informações e dados gerados pelo ERP e realizar a projeção de fluxo de caixa, realizar o planejamento de RH, projetar as vendas, planejar investimentos e ainda realizar uma gestão inteligente de despesas.

Com tal ferramenta é possível realizar o planejamento orçamentário utilizando as informações oriundas do ERP e preparar o caixa da empresa para despesas e encargos para cada mês do próximo ano.

Portanto, a ideia de que ter um ERP anula a necessidade de um software de gestão orçamentária é desmistificada, pois o planejamento é o melhor caminho para alcançar objetivos e metas, se preparar para possíveis cenários e ainda ter transparência no gerenciamento financeiro.

Software Alstrategy Plano

Uma coisa de cada vez

Não é preciso esperar implantar o ERP para então aderir ao uso do software de planejamento orçamentário. Esse é um erro muito comum em empresas que preferem fazer uma coisa por vez. A implantação de ambos pode ser realizada em paralelo, visto que há a possibilidade de parametrizar o sistema com informações oriundas de planilhas, importando os dados de forma rápida e fácil.

Como há modelos de software de gestão financeira que possuem armazenamento na nuvem e funcionam como SaaS, o investimento em tal tecnologia fica muito reduzido, já que dispensa recursos de TI e ainda proporciona muito mais mobilidade ao gestor.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: ERP, Gestão Orçamentária