Blog, Controladoria

Entenda a revolução tecnológica na controladoria

Entenda a revolução tecnológica na controladoria

Para aqueles que trabalham com controladoria e gestão, determinar o orçamento empresarial é um processo que exige tempo e responsabilidade, além de mobilizar muitos profissionais, diversas planilhas e gerar alguma dor de cabeça.

Afinal, muitos dados têm que ser inseridos manualmente, nem sempre as fórmulas funcionam como deveriam, sem contar que consolidar os resultados de tantos documentos do Excel é um tanto quanto maçante.

Dependendo do porte da empresa, a projeção de folha de pagamento pode levar dias, o planejamento orçamentário pode demorar meses para ficar pronto e assim por diante. Venhamos e convenhamos, nos dias de hoje, uma boa gestão do tempo é essencial.

Por mais que muitas empresas ainda estejam enraizadas em velhos processos, a tecnologia evoluiu proporcionando excelentes soluções para a área de controladoria. Nesse artigo vamos abordar como ferramentas digitais têm auxiliado profissionais a otimizarem a gestão orçamentária em empresas dos mais diversos segmentos.

Quebre velhos paradigmas

Primeiramente, o seu orçamento empresarial não precisa ser feito em planilhas. Calma, não estamos aqui tentando desmerecer o Excel. Este é um software importante e muito utilizado em diversas situações. No entanto, como o processo orçamentário possui muitas ramificações, um software que possibilita vários recursos em uma só ferramenta, se torna essencial para otimizar a gestão financeira.

Várias instituições já estão utilizando software de gestão orçamentária pelos inúmeros benefícios que a ferramenta agrega à corporação. É possível automatizar o planejamento orçamentário, transformando o que levaria meses em poucos dias.

Há possibilidade de realizar o planejamento de RH, de vendas, investimentos e ainda realizar projeção de cenários em segundos. Além disso, é possível criar modelos de despesas e receitas, agilizando e muito a projeção orçamentária.

A consolidação de resultados também ocorre em uma velocidade fantástica e os relatórios são de fácil visualização e ainda possuem filtros para simplificar a navegação. Há modelos que contam com dashboard com diversos gráficos customizáveis e com atualização em tempo real.

Software Alstrategy Plano

A segurança é uma vantagem

Há aplicativos de gestão orçamentária que possuem tecnologia na nuvem, que proporciona mais mobilidade ao gestor. No entanto, a preocupação com segurança ainda é um fator que impede a utilização desse tipo de ferramenta.

Ao contrário do que se pensa, o software de gestão financeira é seguro, visto que toda a movimentação fica registrada no sistema e o acesso é autorizado pelo administrador. Além de definir quais usuários podem visualizar cada módulo, também é possível definir dias, horários e dispositivos autorizados.

O sistema possui backup de alta disponibilidade, o que minimiza o problema de perda de dados. E se a preocupação é com possíveis invasões de hackers, saiba que os investimentos em segurança são constantes. A tecnologia na nuvem faz com que os dados sejam criptografados e divididos em vários servidores, dificultando ações de invasores.

GOSTOU? COMPARTILHE ESTE ARTIGO!
Tags: controladoria, Gestão Orçamentária, Revolução Tecnologica